/
/
Confiança do consumidor de SP cresce em novembro

Confiança do consumidor de SP cresce em novembro

Segundo indicador da FecomercioSP, paulistanos estão mais esperançosos quanto ao futuro do País e recuperação da confiança é gradual

A confiança do consumidor de São Paulo voltou a crescer neste mês. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), passou de 106 pontos em outubro para 110,3 pontos em novembro, um avanço de 4,1%. Em relação a novembro do ano anterior, o crescimento foi de 28,9%.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Essa foi a maior pontuação registrada desde fevereiro de 2015. Apurado mensalmente, o indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa pessimismo e acima de 100, otimismo.

O maior responsável pelo bom desempenho registrado em novembro foi o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que teve alta de 4,8%. Houve simetria na percepção dos consumidores com renda acima (alta de 5,5%) e abaixo de dez salários mínimos (crescimento de 4,3%).

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), outro componente do ICC, também apresentou alta no mês de 1,7%, mas com assimetria entre as faixas de renda. Enquanto os consumidores com rendimento inferior a dez salários mínimos se mostraram um pouco mais confiantes, com alta de 12,3%, os consumidores com renda superior a este patamar demonstraram estar menos confiantes, assinalando queda de 15,5% no mês.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, mesmo que ainda não haja uma melhora consistente nos itens renda e emprego, que são determinantes para o pleno consumo, a recente trajetória positiva do ICC sugere uma avaliação de que existe uma recuperação, mesmo que sutil, da confiança do consumidor baseada, principalmente, nas expectativas. A entidade segue ressaltando, conforme afirmado em relatórios anteriores, a velocidade dessa recuperação vem sendo retomada de forma gradual, a partir da capacidade de reação mais efetiva do lado real da economia.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]