A confiança do consumidor de São Paulo voltou a crescer neste mês. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), passou de 106 pontos em outubro para 110,3 pontos em novembro, um avanço de 4,1%. Em relação a novembro do ano anterior, o crescimento foi de 28,9%.
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Essa foi a maior pontuação registrada desde fevereiro de 2015. Apurado mensalmente, o indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa pessimismo e acima de 100, otimismo.
O maior responsável pelo bom desempenho registrado em novembro foi o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que teve alta de 4,8%. Houve simetria na percepção dos consumidores com renda acima (alta de 5,5%) e abaixo de dez salários mínimos (crescimento de 4,3%).
O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), outro componente do ICC, também apresentou alta no mês de 1,7%, mas com assimetria entre as faixas de renda. Enquanto os consumidores com rendimento inferior a dez salários mínimos se mostraram um pouco mais confiantes, com alta de 12,3%, os consumidores com renda superior a este patamar demonstraram estar menos confiantes, assinalando queda de 15,5% no mês.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, mesmo que ainda não haja uma melhora consistente nos itens renda e emprego, que são determinantes para o pleno consumo, a recente trajetória positiva do ICC sugere uma avaliação de que existe uma recuperação, mesmo que sutil, da confiança do consumidor baseada, principalmente, nas expectativas. A entidade segue ressaltando, conforme afirmado em relatórios anteriores, a velocidade dessa recuperação vem sendo retomada de forma gradual, a partir da capacidade de reação mais efetiva do lado real da economia.