Pesquisar
Close this search box.
/
/
Confiança se constrói com cuidado

Confiança se constrói com cuidado

Por Ronaldo Art, diretor de marketing e sustentabilidade na Kimberly-Clark Brasil

Hoje eles são crianças e adolescentes, com seus estudos e desafios do dia a dia, mas me lembro bem de quando meus sobrinhos e sobrinhas eram bebês lindos e cada troca de fralda podia ser uma verdadeira análise laboratorial: “O cocô está esbranquiçado, será que ele está hidratado o suficiente? Algo que demos para ele comer fez mal, ou será que é só uma cólica comum?”. Eu via a preocupação de meus irmãos e cunhadas e, certamente, tínhamos mais dúvidas do que certezas, mas a convicção de que queríamos que crescessem fortes e saudáveis.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os primeiros 1000 dias da vida de um bebê são cruciais para o seu desenvolvimento e podem mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos, mas também em questões intelectuais e sociais. Ver meus sobrinhos e sobrinhas crescendo me mostrou o quanto o cuidado durante essa etapa é realmente revolucionário e me instigou a querer fazer o possível para que mais e mais bebês também tenham o que é necessário para uma vida plena e saudável, ainda mais no contexto brasileiro, onde, segundo a OMS, cerca de 61 bebês morrem por causas preveníveis diariamente, antes de completar um mês de vida. 

Atuar como diretor de marketing e sustentabilidade na Kimberly-Clark, companhia com a qual compartilho a visão de que um mundo melhor se constrói a partir do cuidado, com certeza me motiva a buscar formas de impactar positivamente a vida das pessoas. Sabemos que confiança em uma marca não é construída somente pela qualidade do produto que ela oferece. O estudo “Brazil 2020 – Opportunity Tree”, elaborado pela McKinsey & Company, mostra que 67% dos consumidores procuram comprar de empresas que são éticas e têm um propósito social.

Conquistar a confiança das famílias a ponto de entrar em seus lares com nossos produtos de cuidado pessoal é parte fundamental do meu trabalho. E quando eu penso que milhares de pais, mães (e tios, e avós) escolhem comprar nossas fraldas, lenços umedecidos, sabonetes e outros itens Huggies, porque confiam que estão proporcionando o melhor cuidado para seus bebês, não consigo deixar de refletir sobre a responsabilidade que temos com esses pais, com esses tios, com esses avós e, principalmente, com esses bebês.

O desenvolvimento pleno desses pequenos exige cuidados, para que possam crescer em todo o seu potencial. E por que não estender esse cuidado a mais crianças? Por que não possibilitar que bebês em situação de vulnerabilidade também possam ter uma infância saudável e alegre? Por que não apoiar quem é referência em promover os direitos e o bem-estar das crianças ao redor do mundo? Desde 2019, a Kimberly-Clark é parceira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), colaborando para que mais bebês sobrevivam aos primeiros dias de vida e cresçam saudáveis, proporcionando-lhes acesso a serviços e cuidados essenciais e atendendo suas necessidades básicas, em uma aliança que já impactou mais de três milhões de vidas na América Latina.

Esse apoio foi renovado este ano com o objetivo de beneficiar mais 4,5 milhões de bebês, famílias, cuidadores e profissionais de saúde pelos próximos dois anos, em 15 países da região. Apenas no Brasil serão mais de 230 mil vidas impactadas, por meio da oferta de cuidados de saúde adequados desde a gravidez até os primeiros anos de vida dos bebês.

Recentemente, presenciamos a importância do trabalho do UNICEF, que ao lado da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou a 2ª Semana do Bebê, no bairro da Pavuna, com a participação de mais de mil pessoas da comunidade para vacinação e atividades culturais e educacionais gratuitas. Celebramos ali um extenso trabalho de capacitação e gestão, realizado junto a profissionais de saúde, educação e assistência social que atuam diariamente com populações vulneráreis e que, movidos por um propósito, salvam vidas.

O trabalho realizado pelo UNICEF me traz esperança e confiança em um mundo melhor. Traz uma perspectiva de futuro em que mais crianças terão cuidado, carinho e saúde para vivenciar seus primeiros abraços, sorrisos, palavras, experiências, aprendizados e alegrias. Como meus sobrinhos e sobrinhas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]