Pesquisar
Close this search box.
/
/
E-commerce na Black Friday: computação em nuvem como diferencial competitivo

E-commerce na Black Friday: computação em nuvem como diferencial competitivo

AWS, Amazon.com e VTEX discutiram potencial da migração para a nuvem como estratégia para garantir uma infraestrutura de ponta no e-commerce

Esta semana, a Amazon Web Services realizou o evento “AWS Black Friday: da nuvem ao físico – tornando cliques em entregas ao redor do mundo”. A ideia do encontro era discutir a importância das empresas garantirem uma infraestrutura de ponta, principalmente em momentos de crescimento e concentração de demanda como a Black Friday. No evento, que aconteceu na última terça-feira (25/1), executivos da AWS, da Amazon.com e da VTEX destacaram a computação em nuvem como um grande diferencial nesse sentido para o e-commerce.

Cleber Morais, diretor-geral do Setor Corporativo da AWS Brasil, mostrou como o varejo brasileiro vem crescendo nos últimos anos e citou que o país como o maior mercado para o e-commerce da América Latina. Segundo os dados apresentados, entre 2018 e 2020, a receita com compras online duplicou no Brasil, alcançando 126,3 bilhões de reais no ano passado, com o comércio mobile gerando a maior parte do faturamento.

Em relação aos dados do varejo, Cleber mostrou um gráfico que indica que em 2021, o varejo brasileiro movimentou pouco mais de 200 milhões de reais. A expectativa para este ano é que esse valor chegue perto dos 220 milhões e em 2026, por exemplo, ultrapasse os 300 milhões de reais. Diante desse cenário, a AWS combina a agilidade de uma startup com a experiência de um líder de varejo para ajudar a impulsionar a inovação e sustentar o crescimento do setor.

“No varejo, se diferencia quem aposta em novas formas de vender e de engajar o cliente, e quem sabe usar a tecnologia ao seu favor. A migração para a nuvem traz diferenciais competitivos fundamentais para os varejistas, como flexibilidade, escalabilidade, ótimo custo-benefício e segurança aprimorada”, explicou Cleber Morais.

Quando pensamos em grandes eventos, como a Black Friday, a proposta da AWS Brasil de computação em nuvem passa a ser um diferencial ainda mais relevante, segundo o diretor-geral. “A tecnologia é capaz de oferecer aos clientes do varejo o aumento da sua capacidade computacional para atender aos grandes eventos pagando somente pelo que consomem”, detalha Cleber, “ou seja, não precisam adquirir máquinas que ficarão sem uso a maior parte do ano”.

Parceria com a VTEX

A VTEX, multinacional especializada em comércio digital, utiliza diversos serviços AWS, em especial o Amazon Elastic Beanstalk, usado para implantação e escalabilidade de aplicativos e serviços da web; e o Amazon CloudFront, que recebe mais de 400TB por mês de tráfego, sem custos adicionais para disponibilizar conteúdo dinâmico para transferência e solicitações de dados dos e-commerces geridos pela companhia.

Mas, a parceria entre a VTEX e a AWS foi fortalecida com o uso da nuvem AWS, que possibilitou que a VTEX tivesse mais facilidade para escalar e reverter cada tipo de serviço para aprimorar sua plataforma visando datas especiais como a Black Friday, sem custos desnecessários. “A AWS deu segurança no processo de expansão internacional da VTEX”, afirmou Geraldo Thomás, co-CEO da multinacional.

Durante o evento que aconteceu na última terça-feira, Isaac Pessanha, diretor de Vendas e Marketing da VTEX, contou que a parceria com a AWS permite que a plataforma de comércio eletrônico ofereça mais flexibilidade e confiabilidade aos clientes. “A VTEX chega a ter, no período da Black Friday, volumes até 7 vezes maiores que o usual, o que os desafia ainda mais a manter um ambiente escalável e confiável para os clientes”, explicou Isaac.

Ainda sobre a preparação para a Black Friday, Pessanha disse que a VTEX hoje faz apenas testes de processos e não de infraestrutura, porque a nuvem já garante a escala necessária. Ele destacou também o crescimento do live shopping, que passou a ser possível mesmo sem uma conexão tão boa de internet, graças à parceria com a AWS. A consequência disso é a possibilidade de um aumento de até 30% nas conversões.

Black Friday, Amazon e a computação em nuvem

Felipe Pedrini, gerente sênior de Desenvolvimento de Software da Amazon, lembrou que a Black Friday todos os anos pode ser comparada a uma maratona, que começa em janeiro. Ele explica que na Amazon, esse planejamento pode ser dividido em dois pilares: infraestrutura de ponta e preparação.

“Uma vez que a infraestrutura física está garantida, a Amazon.com pode focar em inovação: melhorar insights, aperfeiçoar a experiência do cliente e otimizar as operações”, descreveu Pedrini.

A AWS afirmou que entre as vantagens obtidas com o uso da nuvem estão o deep learning e IA para benefício dos clientes; a expansão para novas regiões em três dias; a redução de 50% na latência do Amazon Wallet Service com redução de 90% nos custos de operação; a redução de quase 50% em custos de inferência da Amazon Robotics; e aumento de 40% na taxa de performance computacional.

Case Arezzo&CO

Há cinco anos, a Arezzo&CO iniciou um processo que visava usar analytics para alavancar vendas, reduzir custos e conhecer melhor os clientes, com base em soluções da AWS. O uso do aprendizado de máquina possibilitou a redução de 7.000 horas de trabalho nesse processo. Além disso, a assertividade aumentou de 80% para 91%.

O data lake, integrado à solução Tableau Server, recebeu informações de maior interesse da empresa, como vendas por categorias, marcas, canais e clientes dos canais físicos. Com o amadurecimento, foram acrescentadas informações dos canais virtuais. A partir dessas informações, a equipe de BI da Arezzo&Co passou a compilar e dar visibilidade aos dados das áreas, permitindo a construção e acesso aos relatórios em tempo real.

Com os bons resultados obtidos, a Arezzo&Co considera criar com a AWS uma busca de imagens em seus sites de e-commerce para mapear concorrentes no mesmo padrão de seu portfólio.

Case C&A

Para garantir a disponibilidade de cerca de 200 categorias de produtos em todas as lojas, a C&A passou a utilizar a IA na nuvem para fazer as projeções de distribuição e consumo. À medida que o projeto ganhava escala, o tempo de execução se tornava um gargalo. Como solução, o processo foi migrado para a estrutura AWS, atendendo às novas necessidades de agilidade e desempenho.

A quantidade de itens de cada cor, tipo e tamanho é definida com o auxílio do Amazon SageMaker e depois distribuída para as 288 lojas de varejo do Brasil. Com a AWS, a C&A conseguiu reduzir o custo das operações em 5x.


+ Notícias

A fórmula das empresas que usam estratégia de dados para crescer

Para jovens, marketplace é o meio mais conveniente de comprar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]