O consumo faz parte do nosso dia a dia, é como o sistema funciona e não há nada de errado com isso. No entanto, para que possamos viver bem precisamos praticar o consumo consciente, ainda mais em períodos de economia instável, como o qual estamos passando. E uma questão relacionada a esse assunto que gera bastante dúvida é: pagar à vista ou parcelado?
Se pensarmos de forma prática, o pagamento à vista é mais vantajoso, não só por deixar de comprometer o orçamento dos meses seguintes com parcelas, mas porque geralmente o desconto que se consegue é maior do que o rendimento que se teria com aplicações. Mas tem um aspecto que poucas pessoas levam em consideração no momento dessa decisão: a reserva financeira.
Cartão de crédito, uma ameaça para as finanças?
O que quero dizer é que, se a quantia que a pessoa tem de sobra for maior ou igual a esse valor que usará para fazer esse pagamento à vista, tudo bem. Caso contrário, o melhor é parcelar, afinal de contas se acontecer algum imprevisto esse montante que despendeu de uma só vez pode fazer falta e acabar comprometendo o orçamento financeiro.
Outro ponto é em relação ao resgate de aplicação. Se precisar pegar dinheiro investido em modalidades como o CDB e previdência privada, por exemplo. Para fazer um pagamento à vista não é apenas o rendimento que se deve avaliar para ver se o desconto vale a pena, mas as taxas e impostos cobrados e a carência. Agora, se for usar da Caderneta de Poupança, será vantajoso.
Mais da metade da população está devendo e você?
Nem sempre o mais óbvio é a melhor opção. É preciso avaliar bem a situação e fazer as contas. Por isso, a recomendação é que antes mesmo de decidir se vai comprar algo e de que forma fará isso, é indispensável que se tenha ciência total da condição financeira. Deve-se saber todos os ganhos e gastos mensais para que, a partir dessas informações, descubra quanto poderá desembolsar com novas despesas.
4 apps que podem te ajudar a cuidar melhor das finanças
Esse é o princípio da educação financeira: conhecer as finanças e planejar-se visando ter menos dívidas e mais realizações de vida, de forma consciente e sustentável.
***
Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP, autor do best seller Terapia Financeira e dos lançamentos Sabedoria Financeira e Papo Empreendedor.