Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como você pode mudar a política do país

Como você pode mudar a política do país

Política instável – de quem é a culpa? Entenda como você pode fazer diferente na próxima eleição

Nas eleições de 2014, dos 27 governadores eleitos, 11 foram reeleitos. Dos 22 nomes no Senado, cinco foram reeleitos. A Câmara dos Deputados teve 290 nomes escolhidos para continuar nos cargos, ante 198 eleitos pela primeira vez.

Não há problema algum em reeleger um candidato, uma vez que ele tenha, de fato, cumprido com pelo menos a maioria de suas promessas e deixado um legado melhor do que quando chegou. E, entenda, melhor não apenas para você ou sua vizinhança, mas para a maioria que aquele lugar habita.
O problema está no fato de a sociedade não pesquisar, não buscar informações suficientes para escolher aquele que a representará por quatro, oito anos. Muitas pessoas dizem “não gostar de política” ou que “não gostam de discutir política”. Não há problema nenhum nisso.

Não gostar e não querer discutir o assunto na mesa do bar ou na reunião familiar não é o erro. O problema está em usar isso para justificar o fato de não buscar informações sobre os candidatos para poder votar de maneira consciente. A falta de conhecimento é o problema, a ausência de política pública na educação é o problema.

Além disso, criou-se o fanatismo e a intolerância política, o que tem levado a sociedade a brigas e violência intermináveis. O resultado? Os mesmo políticos continuam no poder no país inteiro, enquanto algumas pessoas preferem se digladiar até alguém baixar a cabeça e dizer que o outro é quem está com a razão.

Então, antes de criticar a opinião do amigo, do desconhecido, de qualquer pessoa que tenha um posicionamento política contrário ao seu, informe-se, leia, pesquise. Com o boom da internet você pode ler desde notícias falsas e montagens até o real patrimônio privado que o candidato declarou.

Confira os sites que informam sobre o que os políticos eleitos fizeram e estão fazendo e a conhecer melhor os candidatos em ano de eleição. Isso pode te ajudar a ter um voto consciente.

Justiça Eleitoral – informações sobre prestação de contas de candidatos, comitês e direção partidários;

• Presidência da República – informações sobre os atos do presidente, agenda, notícias, espaço para enviar mensagens;

Senado Federal – informações sobre a atuação dos senadores e sobre os projetos de lei;

Câmara dos Deputados – informações sobre os deputados federais, atividades legislativas e projetos de lei. Existe a opção “Acompanhe o seu deputado” em que o cidadão pode se cadastrar e receber boletins por e-mail;

ONG Transparência Brasil – informações sobre os parlamentares brasileiros;

Projeto Às Claras – informações sobre o financiamento eleitoral destinado aos parlamentares, bem como a quantidade de votos que receberam;

Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – informa os sindicatos de trabalhadores e a sociedade sobre os projetos em curso no Congresso Nacional e oferece elementos sobre a atuação parlamentar, para que o cidadão tenha meios de conferir se há coerência entre discurso eleitoral e prática legislativa de cada representante do povo;

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – O MCCE é integrado por 51 entidades nacionais que atuam em três eixos principais: a fiscalização, que visa assegurar o cumprimento da Lei nº 9.840/1999 e da LC no 135/2010 (Ficha Limpa); a educação, que visa contribuir com a consolidação de uma consciência dos eleitores de que “voto não tem preço, tem consequências”; e o monitoramento das ações do parlamento brasileiro em relação à Lei no 9.840 e à LC no 135/2010, como o controle social do orçamento público e da máquina administrativa;

Ranking Políticos – oferecer informação para ajudá-lo a votar melhor usando dados públicos de diversas fontes para dar ou tirar pontos dos políticos brasileiros. Ao clicar no político, aparecem todos os pontos ganhos e perdidos, ou seja, como ele está em cada critério estabelecido por nós;

Voto Consciente – entidade cívica e apartidária formada por voluntários que têm o trabalho de acompanhar o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais e dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo.

*Com informações dos portais Senado, TSE, Folha de S. Paulo e G1.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]