/
/
Como ser “smart” pode te fazer crescer na crise

Como ser “smart” pode te fazer crescer na crise

As rede de academias Smart Fit e a supermercadista Smart mostram que novos modelos de negócio podem ser mais resilientes em momentos conturbados

O varejo supermercadista é conhecido por ser um dos segmentos com as margens mais estreitas do setor, especialmente em lojas de bairro. Ao mesmo tempo, a área de academias não conseguia engrenar e criar empresas notáveis no país, apesar do lado fitness do brasileiro. O supermercado Smart, controlado pelo Martins Atacadista, e a rede de academias Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, lutam para mostrar que é possivel ter sucesso nesses setores até mesmo em momentos de crise. E estão conseguindo.
De acordo com Renata Ramos, head de marketing da Smart Fit, e Gilmar Cavalcante, diretor da bandeira Smart, que palestraram na BR Week 2017 na terça-feira (27), a inteligência é fundamental para destacar o seu negócio. Ou seja, “smart” não é apenas força de expressão.
A própria Smart Fit surge após os executivos do Grupo Bio Ritmo terem enxergado que o modelo de negócios da academia de alto padrão não seria escalável. “A nossa intenção foi democratizar o fitness, mas o de alto padrão”, diz Ramos, da Smart Fit. “O nome em inglês também foi pensado por conta da expansão internacional.”
Atualmente, a Smart Fit já conta com academias em quatro países. Nos próximos meses, Ramos confirma que inaugurará unidades no Equador, Colômbia e Argentina.
No caso da bandeira supermercadista Smart, do Martins Atacadista, a empresa percebeu que poderia ajudar pequenos varejistas a melhorarem os seus negócios – e ganhar dinheiro com isso. Com a ideia em mente, criou um formato onde a empresa auxilia pequenos comerciantes a profissionalizar a gestão, desde o estoque até a comunicação visual. Para completar, eles compram produtos do próprio Martins Atacadista, o que gera uma relação em que todos ganham: o Martins vende e o proprietário tem acesso a mercadorias com desconto.
“Seria muito mais difícil esse varejista barganhar qualquer tipo de benefício com a grande indústria”, diz Cavalcante, da Smart. “Em seis meses, os nossos parceiros conseguem um crescimento médio de 30% nas vendas.”

Novos Negócios

A Smart Fit vem em uma rápida expansão nos últimos anos. Atualmente, a marca de academias populares representa 90% de todo o crescimento da Bio Ritmo, que deve estrear na bolsa em breve. O crescimento, agora, está sendo puxado por novos negócios dentro das próprias academias. Vendas de isotônicos, por exemplo, já começaram. Ainda neste ano, segundo Ramos, devem estrear os suplementos alimentares da marca. “Queremos trazer toda a experiência do mundo fitness para o consumidor no mesmo lugar”, afirma ela.
Já a Smart planeja modernizar cada vez mais os seus parceiros para trazer benefícios tecnológicos para eles. A ideia é trazer ferramentas como big data para o dia a dia do pequeno varejista. Além disso, a empresa vem investindo na criação de produtos de marca própria, no entanto, sem perder aquele toque de proximidade, marca do mercardinho da esquina ou do supermercado do bairro. “Os donos das lojas conhecem gerações de clientes e isso impacta muito nas vendas”, diz Cavalcante. “Nunca podemos deixar do lado o fator humano.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]