Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o diálogo (e a tecnologia) nos levarão longe

Como o diálogo (e a tecnologia) nos levarão longe

Confira os principais insights extraídos dos debates do 114º Fórum Consumidor Moderno

Um grande e participativo debate. Assim foi o 114º Fórum Consumidor Moderno. Com o tema ?O dilema da integração: com quantas tecnologias é possível se entender um cliente??, o evento reuniu empresas de diversos setores ? de financeiro a varejo.

Existe um cenário comum para todas as empresas que participaram do evento, entretanto. A internet trouxe os mais diversos desafios, hoje, os clientes estão presentes nas mais variadas plataformas. Dentro dessa situação, estamos todos imersos em tecnologia ? tanto consumidores quanto clientes. Mas, afinal, como é possível compreender quem é o cliente a partir do momento em que ele se apresenta, em cada canal, de forma diferente? E, além disso, é possível atender às expectativas do consumidor?

 

O que fazer on-line?

Segundo André Marcel Migliorelli, managing partner da A5 Solutions, é necessário buscar um propósito antes de disponibilizar tecnologias. ?Se for para abrir um novo canal, é melhor fazê-lo de forma estruturada. Senão, só funciona a curto prazo?, defende.

Exemplo disso é a atuação da Anhanguera Educacional, que recentemente realizou uma fusão com a Kroton Educacional. A empresa abriu mão do canal de 0800 e agora se comunica com os clientes (que também são alunos) por meio do chat. Além disso, por meio do portal, procuram apresentar todas as dúvidas que o consumidor pode vir a ter.

 

Marcas femininas

Outra empresa que não pode deixar de ser citada é a Unilever, que possui um enorme número de marcas líderes de mercado. Por meio do reconhecimento de voz, a companhia não apenas ouve o que o cliente tem a dizer. Mais do que isso, se concentra na forma como ele diz. Não por acaso, a empresa trabalha sem scripts, reconhecendo e respeitando o momento pelo qual o cliente está passando quando faz uma reclamação, ou até mesmo um elogio.

 

São muitas relações

A Natura, por sua vez, é um caso bastante específico, pois se relaciona com consumidores finais por meio de consultoras (e alguns poucos consultores). Esse modelo existe até mesmo através do e-commerce. ?Temos muito conhecimento de quem são nossas consultoras, mas nosso desafio é convencer as clientes delas?, afirma Ana Paula Gutierres, gerente de operações da empresa.

 

Mais livros!

Para a Saraiva, o diferencial está na aposta em novos escritores ? mas não apenas neles, é claro. ?Fizemos o lançamento de uma obra de uma blogueira e precisamos controlar os comentários feitos pela internet porque havia um número enorme de fãs comentando?, conta Herbert Marcondes, coordenador de atendimento da Saraiva. ?Nosso desafio é unir e- commerce e loja física?.

O que fazer agora?

Como afirma Flávio Ditt, managing partner da A5 Solutions, a tecnologia ajuda a empresa a ser eficiente, mas os resultados dependem de processos e pessoas. E, como lembra Leandro Del Debbio, Sales Director & Partner da empresa, encontros como esse fazem com que a relação se torne ainda mais rica.

 

LEIA MAIS:

Crise econômica cria consumidores mais conscientes

Neurociência ajuda a aumentar alcance orgânico no Facebook

6 dicas para reverter a insatisfação do consumidor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]