Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como minimizar os efeitos nocivos do computador ao corpo?

Como minimizar os efeitos nocivos do computador ao corpo?

Cada vez mais as pessoas passam grande parte do dia em frente às telas, seja ela do computador, notebook, tablet ou celular. Mas você sabe quais os danos que esses longos períodos podem causar ao seu corpo?  

 

Dores no pescoço e na coluna, as lesões por esforço repetitivo, tendinite, bursite e inchaço nas pernas são apenas algumas delas.

É comum se curvar para ler as informações na tela, porem após um tempo os músculos tendem a ficar retraídos e duros, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras mais acentuadas. ?O problema dos longos períodos que passamos no computador é que sobrecarregamos nossos músculos, nervos e tendões, podendo causar a sensação de queimação, dores e até mesmo inflamações?, explica o ortopedista e especialista em lesões no ombro, João Polydoro.

Como diminuir os efeitos dos longos períodos sentados

Trabalhar em frente ao computador é realidade de muitos e nesse caso não é possível diminuir o tempo de uso do equipamento, mas algumas atitudes ajudam a minimizar os danos causados.

? É recomendado parar 10 minutos a cada hora para alongar as mãos e o corpo.

? Caso a pessoa já tenha dor, a recomendação é utilizar gelo, órteses ou realizar uma automassagem. As bolinhas não são indicadas nesse caso, pois podem piorar a lesão.

? Utilizar cadeiras adequadas, com apoio para os braços e curvatura adequada para a coluna.

? Manter os pés apoiados no chão ou em descansos para os pés.

? Manter a tela na altura dos olhos, o teclado diretamente à frente e o mouse próximo ao teclado e na mesma altura.

 

De acordo com o ortopedista Gabriel Pecchia ao seguir essas precauções é possível minimizar os efeitos do uso exagerado do computador. ?Ao seguir essas dicas o paciente diminui os danos ao seu corpo e caso já tenha alguma lesão é possível também diminuir as dores e o desconforto com essas medidas simples?, recomenda.

 

Visão

Segundo o site do Instituto Panamericano da Visão, o cansaço visual afeta principalmente aquelas pessoas que têm uma maior sensibilidade à luz. Mantendo os olhos fixos na tela do monitor por muito tempo, estes usuários podem apresentar irritação ocular e fotofobia.

 

Veja alguns sintomas frequentes e maneiras de minimizar esses efeitos:

? Os olhos podem ficar vermelhos, irritados, sensíveis à luz, e uma desconfortável sensação de areia nos olhos pode ser sentida. Estes sintomas decorrem, em geral, do tempo de exposição à tela do micro e a um piscar muitas vezes insuficiente.

? Fazer intervalos durante o trabalho e piscar com mais frequencia, são normas importantes a serem seguidas para alívio destes sintomas. Trabalhando em ambientes com ar condicionado, com baixa umidade, os olhos podem se ressecar com maior facilidade. O piscar frequente é indispensável para refazer a película de lágrima que banha e protege a superfície do olho. Em muitos casos pode ser necessário o uso de um colírio substituto da lágrima para aliviar estes sintomas.

? Usuários de lentes de contato, sempre que possível, devem dar preferência aos óculos quando estiverem usando o computador por longos períodos.

?  A dor de cabeça no trabalho tem como causa frequente uma dificuldade em manter os olhos  fixos e convergindo para a tela do computador. Definida como Insuficiencia de Convergência, esta é uma causa comum de cefaléia aos esforços visuais ? leitura, TV, computador, etc. Uma consulta ao oftalmologista é necessária para seu diagnóstico. O tratamento consiste em exercícios que melhorem o desempenho dos músculos que movimentam os olhos: uma espécie de fisioterapia ocular.

     
? O embaçamento visual em geral decorre da existencia de algum grau. Em outras palavras, são as pessoas que têm dificuldade para enxergar, tendo como causa um defeito de  visão- a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Nestes casos, é necessário o uso de lentes corretoras (óculos, lentes de contato), para compensar a dificuldade visual. Em todos estes casos, o exame oftalmológico é necessário para diagnosticar e orientar o tratamento adequado.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]