Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a IMC reestruturou sua operação para voltar a lucrar

Como a IMC reestruturou sua operação para voltar a lucrar

A revista NOVAREJO entrevistou Newton Maia, CEO da IMC no Brasil. O executivo contou como a empresa precisou enxugar sua operação para voltar a crescer. Confira

A International Meal Company (IMC) voltou aos holofotes nesta semana por conta da aquisição de parte da Sapore Alimentos. Mas as mudanças na empresa que aconteceram no último ano, sem muito alarde, foram responsáveis por dar à empresa mais atratividade ao mercado. A IMC de dois anos atrás era bem diferente da companhia de 2018.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O custo em se administrar uma estrutura presente em sete países, com 30 marcas resultantes de uma série de aquisições, estava muito alto. Tudo era muito complexo e lento. O tamanho do endividamento obrigou a empresa a rever o negócio. Em passos quase silenciosos, a IMC iniciou um processo de reestruturação que resultou em um enxugamento de portfólio e mudanças na operação. Dos sete países, a companhia hoje atua em apenas quatro – Brasil, Colômbia, Panamá e Estados Unidos. Das 30 marcas, restaram cinco no Brasil – Viena, Frango Assado, Brunella, Olive Garden e Batata Inglesa.

Com exceção do negócio de aeroporto, que tem outras marcas e uma divisão específica, a gestão, que antes era separada por canais (aeroportos, shoppings e rodovias), agora é separada por marcas. “Éramos uma empresa muito grande, mas que não tinha escala para cuidar de cada marca. Tudo era mais difícil: inovar, criar novos produtos. A empresa estava deixando de lado marcas fortes, como Viena e Frango Assado, para lidar com 30 marcas”, explica Newton Maia, CEO da companhia no Brasil.

Leia também: 

Como a venda on-line de alimentos desafia as redes de supermercado

Maia assumiu a companhia em janeiro de 2017, mas antes disso estava, havia dois anos, no Conselho de Administração. Da cadeira, viu todas as mudanças e assumiu a gestão com a missão de reinventar a companhia, ajustar o portfólio, fazer a transformação digital e atender o novo consumidor. Tudo isso em meio à maior crise econômica do País. “É sempre bom não desperdiçar a oportunidade de uma boa crise para fazer o que precisa ser feito e alinhar as pessoas. Nesse sentido, a crise foi uma vantagem”, afirma.

Ao que parece, os ajustes têm dado resultados. Em 2016, a companhia encerrou com prejuízo de R$ 80 milhões. Em 2017, a IMC registrou lucro líquido de R$ 4 milhões e um Ebitda ajustado 25% maior em relação ao ano anterior, de R$ 126 milhões. Isso não significa, porém, que os desafios terminaram. Ao contrário. Além de alinhar a operação, a companhia ainda lida com uma alavancagem alta e margens ainda muito enxutas. “Por conta da alavancagem operacional, o aumento ou a queda de vendas gera um aumento ou uma queda desproporcional no nosso lucro. Posso ir ao céu e ao inferno em pouco tempo”, afirma Maia.

A revista NOVAREJO entrevistou Maia, que falou sobre o processo de reestruturação, contou sobre os desafios de gerir uma empresa que ainda é complexa e sobre o processo de transformação digital.

NOVAREJO: A IMC está visivelmente mais enxuta. O que fez a companhia adotar este caminho?

Newton Maia: A IMC passou, em 2014 e 2015, por uma grande transformação. Estávamos em sete países e tínhamos quase 30 marcas. Era uma empresa grande, mas que não tinha escala para cuidar de cada marca. Tudo era mais difícil: inovar, criar novos produtos. A empresa estava deixando de lado marcas fortes, como Viena e Frango Assado, para lidar com 30 marcas. Em grupos que são criados via muitas aquisições, precisamos dar um freio para arrumar a casa. E foi o que a gente fez. O negócio estava muito grande, muito complexo, muito endividado. A decisão foi uma combinação de reduzir endividamento e reduzir a complexidade, porque estava muito difícil de gerenciar. Escolhemos tirar do portfólio operações que davam muito trabalho para o resultado que davam. Agora, temos cinco marcas e cada uma delas tem um diretor, um chef dedicado. Agora, temos poucas marcas líderes nos seus respectivos segmentos para poder investir em inovação, qualidade, atendimento, produto e treinamento.

NV: Nesta conta, não entram as marcas de aeroporto, como Carl’s Jr. Vocês planejam expandir essas marcas para além dos aeroportos?

Maia: Não. Operamos assim no Panamá também. Temos restaurantes em shoppings e em aeroportos. No aeroporto, temos 14 restaurantes de 11 marcas. No aeroporto, o jogo é operar essas oscilações de fluxo. Vamos manter assim.

Leia a entrevista na íntegra na revista NOVAREJO.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]