Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como empreender com legado e propósito social

Como empreender com legado e propósito social

Negócios de impacto social, como a Makeda Cosméticos, geram renda e ascensão social para pessoas de vulnerabilidade social, além de movimentarem a economia

Está cada vez mais evidente que as pessoas não querem mais apenas consumir sem propósito. Ao mesmo tempo, indivíduos buscam cada vez mais trabalhar em empresas com culturas e valores que tragam significado para a sociedade.

Nesse sentido, muitos empreendedores também não desejam alimentar negócios vazios, e o passado pode servir de inspiração na criação de um novo futuro. Um grande exemplo de negócio que surgiu para trazer valor ao mundo é a Makeda Cosméticos, da empresária paulistana Sheila Makeda.

Empoderamento feminino

Ela contou em seu painel “Empreender: legado e propósito!”, no CONAREC 2020, que sua mãe, ex-empregada doméstica, foi quem a ensinou que não havia limites para sonhar. Assim, Sheila criou uma linha de cosméticos focada no empoderamento feminino, a Makeda Cosméticos ― nome que presta homenagem a uma antiga rainha africana.

“O meu empreender vem das minhas ancestrais, das mulheres que cozinhavam, bordavam e costuravam. São mulheres que reverencio e empreendo por inspiração delas e do legado que me deixaram”, conta.

Quando tinha sete anos de idade, Sheila aprendeu com a mãe, que na época vendia bolos, a empreender, a como tratar os clientes e a fazer a organização do trabalho e do dinheiro. De 1995 a 2004 a empresária teve um salão de beleza e começou a desenvolver cosméticos para cabelos afro.

Mais tarde, no teatro, Sheila conta que conheceu o empoderamento negro, e passou a entender a sua imagem de forma diferente ― o que a levou a desenvolver um novo tratamento capilar que não era baseado em alisamento e progressiva. “Criei uma linha para cabelo cacheado, uma vez que esse tipo de produto ainda não existia no mercado, que era voltado totalmente para alisamentos”, explica.

Após bater de porta em porta tentando lançar sua linha de produtos, recebeu muitas negativas, mas Sheila perseverou, até uma fábrica aceitou ajudá-la, dando início à marca Makeda. “Todos os ‘nãos’ que recebi na vida, que pareciam empecilhos, me levaram a um ‘sim’, que acabou se tornando uma porta muito maior que se abriu na minha vida”, diz.

Negócio de impacto

O primeiro evento que a Makeda Cosméticos participou como marca foi a feira preta, em que venderam todo o estoque. Ali, Sheila entendeu que a Makeda tinha um grande potencial.

Em 2017, ela decidiu montar uma loja com sua família, sem investimento algum, em um shopping no centro de São Paulo. Em 2019, participou da aceleração do Itaú Mulher Empreendedora, programa que foi criado para dar um plano de crescimento com impacto social, para mulheres periféricas e empreendedoras.

“Queremos ver mais mulheres que não acreditam no próprio potencial empreendendo e transformando as suas vidas e de outras mulheres negras, através de geração de renda, ascensão social e resgate da sua ancestralidade” – Sheila Makeda, sócia da Makeda Cosméticos.


+ CONAREC 2020 

A tecnologia como solução para inovar em meio à crise

Insights transformadores provocados pela pandemia

A necessidade de entender o perfil do consumidor para obter resultados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]