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Como é a experiência do cliente no e-commerce brasileiro?

Como é a experiência do cliente no e-commerce brasileiro?

Consultor realizou experiência com 100 compras para apontar aspectos como atendimento, pagamento e entrega no varejo virtual

Apesar da notável popularização das compras virtuais, 74% dos brasileiros nunca realizaram compras via e-commerce. No entanto, o crescimento do varejo virtual é maior do que o varejo físico e as projeções são de que o aumento das operações virtuais continuem.

 

Para avaliar a experiência do brasileiro nas compras online, foi realizada a pesquisa inédita ?Experiência no Ecommerce?, feita com 100 dos principais varejistas virtuais do país, que abordou pontos como são as ferramentas mais utilizadas para facilitar o processo de checkout, atendimento e a entrega (o maior gargalo do e-commerce, sem sombra de dúvidas)

 

Buscando entender essas questões, o consultor João Leão realizou 100 pedidos em algumas das maiores lojas virtuais do Brasil. Veja os apontamentos no infográfico abaixo:

 

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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