/
/
Como criar ecossistemas de colaboração e valor entre as empresas

Como criar ecossistemas de colaboração e valor entre as empresas

Esta colaboração corporativa e parcerias estratégicas são ferramentas primordiais para as empresas superarem o atual momento

A necessidade é a mãe da inovação. Esta frase, já conhecida, também se tornou presente no atual cenário de crise, por conta da Covid-19, e empresas de diferentes setores da economia estão mais próximas do que nunca para gerarem diferenciais competitivos e alcançarem novos clientes. Esta colaboração corporativa e parcerias estratégicas são ferramentas primordiais para as empresas superarem o atual momento. 

Desta forma, em mais um webinar exclusivo, a Consumidor Moderno abordou a mudança de mindset de grandes empresas para a construção desse ecossistema de valor e colaboração. A conversa contou com Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista, Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, Jacques Meir, diretor-executivo do Grupo Padrão e Melissa Lulio, content designer do Grupo Padrão.

Criação de valor na colaboração com outras empresas

Gomes comentou que a colaboração com outras empresas foi uma ação acelerada pela pandemia. “Dentro do segmento atacadista, nós temos uma associação: Associação Brasileira dos Atacados de Autosserviço. Nós passamos a nos reunir, mesmo os concorrentes, uma vez por semana, e semanalmente com presidentes de grandes empresas de fornecimento, para criar um elo de colaboração, para manter o abastecimento e evitar aumento de preço”, comentou.

Para o presidente da Cielo a transformação digital permitiu atender uma necessidade do distanciamento social e desta forma foi criado o movimento Cielo Movimenta. “As empresas de pequeno porto não sabiam lidar com esta situação [pandemia]. Então, no primeiro momento, colocamos as pessoas que queriam vender com as pessoas que queriam adquirir determinados produtos”, comentou ao dizer que outros produtos digitais, como este, nunca foram utilizados pela comodidade das pessoas, através da máquina de cartão, e que houve um crescimento de 700% no uso de links para pagamento, entre vendedores e consumidores.

Relação com os pequenos empreendedores

O presidente do Assaí Atacadista descreveu ainda que o Brasil é composto majoritariamente por pequenos empreendedores, mas que  não existe um visão concreta de quem compõem toda esta cadeia e que eles sofrem com a complexidade da carga tributária. “Aqui no Assaí temos mais de 2 milhões de clientes PJs que tiveram vários impactos nesta pandemia. A gente buscou socorrer os mais impactados, que foram os de food service, seja nos produtos ou embalagens utilizadas. Mas temos um limite do que podemos fazer pela falta total de visibilidade dele [micro empreendedor]”, disse.

Caffarelli apontou também que a informalidade, principalmente entre os pequenos empresários, impossibilita o acesso ao crédito. Assim, ele comentou que a Cielo quer atuar junto ao governo para ser um agente que vai levar crédito. “Precisamos somar as nossas forças para ser um agente social.”

Marketplace na pandemia

Apesar de não utilizar a venda on-line, por atuar com a linha básica de alimentação, higiene, limpeza e uso para casa, Gomes vê valor no formato: “Olhando para o marketplace, ele permite um acesso como nunca. É previsto um crescimento muito forte para isso.”

Já Caffarelli entende que esta será uma tendência que veio para ficar. “A gente já observa no Brasil uma série de tendências para um marketplace completo e ele passa a ser um grande viabilizador logístico na prática”, concluiu.


Assista ao ví­deo na íntegra

O que “Náufrago” e mais filmes sobre isolamento ensinam sobre resiliência

O poder das mulheres negras empreendedoras na série “A Vida e a História de Madam C. J. Walker”

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]