Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como cortar gastos e sair das dívidas em 2016

Como cortar gastos e sair das dívidas em 2016

O ano nem começou e você já não sabe como dará conta de tudo o que tem para pagar? Então confira as dicas para desafogar e poupar
 
As festas do final de ano estão chegando e você está endividado? As contas só crescem e você está preocupado com os presentes de Natal e do amigo secreto. Está recusando convites para celebrações caríssimas. 

Tenha calma e preste atenção! As coisas podem mudar para melhor, mas você vai precisar ter disciplina para aprender como cortar gastos e sair das dívidas com pequenas mudanças. 

Se você está passando perrengue antes das festas de fim de ano, aí vai a lista que mostra quais atitudes podem tornar 2016 um ano mais tranquilo.

Conheça seus gastos

Guarde essas palavras: organização e planejamento. Coloque no papel as despesas fixas, como energia, água, alimentação e transporte. Você não pode acabar com elas, mas pode reduzi-las ao avaliar pequenos desperdícios. 

Você pode ainda reduzir gastos supérfluos, como parar de gastar com um chocolate aqui e um cafezinho ali, diminuir as idas ao salão de beleza, além de evitar comer fora de casa.

Pesquise oportunidades

Você compra serviços de TV a cabo, telefonia e internet? Se a resposta for sim, verifique se está no plano mais adequado às suas reais necessidades. Avalie também se a concorrência oferece pacotes mais baratos e condizentes com o seu objetivo de diminuir gastos. 

Poupe, poupe e poupe

Até mesmo as pequenas quantias podem levantar seu orçamento. Um cofrinho com certeza vai ajudar. O troco do pão, em vez de virar uma guloseima, pode ser guardado. 

Saiba diferenciar o ?eu quero? do ?eu preciso?

A todo o momento somos bombardeados com ?ofertas?, ?promoções,? ?oportunidades únicas e imperdíveis?. Antes de aceitá-las, pergunte-se: eu quero ou eu preciso disso? Se você apenas quer, reflita, será que vale estourar o orçamento em função desse desejo? Se você acredita que precisa, avalie se essa necessidade pode esperar um momento mais conveniente.

Pratique o desapego

Nos meses passados você não tinha tanta consciência e comprava tudo o que parecia útil. Faça uma varredura na casa e veja o que está inutilizado. Conte para seus amigos que está vendendo algumas coisas para levantar uma grana, espalhe nas redes sociais ou utilize sites que prestem esse serviço. Roupas, eletrodomésticos e bugigangas podem compor um patrimônio que você nem imaginava possuir.

Engaje sua família

Se você mora com sua família é importante envolvê-la nas novas práticas. Todos precisam se lembrar de apagar a luz quando deixar um cômodo vazio. E nem pensar em abusar do tempo no banho e das horas que a televisão fica ligada sem ninguém para assisti-la. Se todos estiverem comprometidos, os resultados positivos serão mais rápidos.

Negocie as dívidas

Lembre-se: a principal razão para você se dedicar a economizar dinheiro é a construção da sua liberdade financeira. Pagar suas dívidas e se livrar delas é o primeiro passo. Então veja se é possível alguma negociação e avalie suas possibilidades atuais. 

Se o credor para a qual você deve não possui um setor específico para negociação de dívidas, insista e veja o que pode ser feito. Não descumpra o acordo. Você não quer que percam a confiança em você.
 
*Via GuiaBolso. 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]