/
/
A importância de atrair e reter talentos no varejo físico

A importância de atrair e reter talentos no varejo físico

Enquanto lojas continuam a entregar o maior volume de vendas no varejo, a praticidade desempenha papel importante para atrair e reter o talento

Marcas de luxo, historicamente, lideram o setor no quesito colaboradores como embaixadores de marca. Porém, nos últimos anos, marcas de todas as verticais aprimoraram a experiência na loja investindo em talento especializado para que a experiência seja inesquecível. As lojas respondem por mais de 90% de todas as vendas de varejo e influenciam decisões de compra do comércio eletrônico dos consumidores que preferem marcas com estabelecimentos convenientes nas proximidades para devolver, trocar ou obter atendimento para itens comprados on-line.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 
Em nosso estudo global com consumidores, Retail in 4 Dimensions (Varejo em quatro dimensões), mais de 70% dos consumidores desejam poder devolver as compras feitas on-line em uma loja, e quase 60% dos consumidores acreditam ser importante que os colaboradores da loja possam consultar informações de estoque e processar pedidos usando um tablet no ambiente da loja.

Equipe de loja com conhecimento

De acordo com a pesquisa, ter uma equipe bem-informada na loja como um elemento importante na experiência de compra foi mencionado por 77% dos consumidores, superando um site e um aplicativo móvel rápidos em 10 e 30 pontos, respectivamente. Esse sentimento foi compartilhado igualmente entre os gêneros e as faixas etárias.
Quando analisamos especificamente o segmento de moda, 57% dos consumidores mencionaram equipe moderna e inteligente como o elemento mais importante e de maior influência na probabilidade de continuarem comprando de um varejista. No que se refere a supermercado, farmácia e varejistas de descontos, esse número subiu para 71%, disputando o primeiro lugar com opções de alimentos frescos e fast-food.
Podendo escolher, colaboradores de todas as idades, especialmente os da geração Millennial, tendem a preferir empregadores cuja reputação eles admirem, e a experiência na loja é fundamental para cumprir a promessa da marca para os colaboradores e os clientes.

Capacitação

Soluções de tecnologia na loja que unem transação, promoções, fidelidade e dados de estoque oferecem aos colaboradores o conhecimento e a confiança para oferecer uma experiência de marca perfeita. A exigência essencial é a habilidade de aproveitar várias fontes corporativas de modo que as ofertas sejam relevantes, reflitam o estoque disponível e utilizem as informações de maneira intuitiva, permitindo aos colaboradores trabalhar da maneira como vivem.
Os varejistas conectados a essa tendência estão cada vez mais envolvendo várias linhas de negócios em torno do ponto de venda, engajamento do cliente, prevenção de perdas e sistemas de loja distintos. Em particular, a liderança de recursos humanos, marketing e experiência do cliente estão se envolvendo em um nível mais profundo para garantir que as tecnologias e as ferramentas usadas na linha de frente sejam otimizadas para adoção, reforcem a promessa da marca e atendam às expectativas da mão de obra moderna.
Equipar os colaboradores com as ferramentas certas, que sejam móveis, intuitivas e ofereçam informações precisas, faz uma grande diferença na satisfação e no sucesso do trabalho, o que, por sua vez, ajuda a reter funcionários competentes. Se os colaboradores não sentirem que estão prontos para assumir com sucesso seu papel de embaixador da marca, eles procurarão outra empresa. A tecnologia é essencial para permitir que colaboradores superem as próprias expectativas e também as dos clientes, oferecendo a melhor experiência da marca possível.
*Por Marcelo Dolis Malatesta, diretor de Arquitetura da Oracle Retail

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]