Um estudo global sobre engajamento, indica que equipar os funcionários com a mais recente tecnologia, ter líderes acessíveis e fortalecer os valores da empresa são fatores importantes que podem refletir no sucesso ou o fracasso dos funcionários. O levantamento foi realizado pela empresa de pesquisa de mercado global Kantar TNS e divulgado pela Oracle Corporation, e inclui o feedback de aproximadamente 5000 funcionários em período integral de organizações com 250 ou mais funcionários.
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A tecnologia permite, atualmente, que as empresas se conectem com os funcionários de maneiras diversas e acessíveis para criar uma experiência de aprendizagem personalizada. Entretanto, o levantamento mostra que apenas 44% dos entrevistados disseram que a empresa deles usa tecnologia para aumentar a eficiência do seu trabalho.
Para Gretchen Alarcon, vice-presidente do grupo de estratégia de produtos HCM da Oracle, os funcionários, assim como os consumidores, estão cada vez mais ligados à tecnologia via múltiplos dispositivos e eles esperam o mesmo nível de acessibilidade que possuem na vida pessoal com a tecnologia que eles encontram no trabalho. “A tecnologia em nuvem possibilita essa experiência digital para os funcionários por meio de recursos capazes de ajudá-los a aprender, processar e consumir informação de uma maneira fácil. Uma interface mais moderna para a experiência do usuário também reflete o que eles estão acostumados em casa” analisa o executivo.
Outro fator fundamental para aumentar o engajamento do colaborador, segundo o estudo, é ter uma forte presença da liderança. Assim, o funcionário se sente satisfeito e engajado. De acordo com o levantamento, a produtividade começa com a integração, e os funcionários estão insatisfeitos com o processo, já que apenas 41% acreditam que as práticas de integração da empresa levarão ao crescimento e sucesso.
De acordo com Alarcon, os gestores são responsáveis pelas primeiras impressões de um funcionário sobre a empresa durante o processo de integração, além de ser também o primeiro exemplo de direção para os novos contratados. No estudo, 47% dos entrevistados enxergam seus líderes como visíveis e acessíveis e apenas 44% expressaram ter confiança na sua liderança, o que indica uma falta de parceria entre a gerência e os funcionários. Segundo o executivo, os colaboradores decidem se querem continuar na empresa nas duas primeiras semanas de emprego. “Isto significa que, é nos primeiros 14 dias que os funcionários começam a se questionar se terão oportunidade de progredir na companhia; se tem um gerente que possa ser um mentor; e está tendo a habilidade de criar uma rede e ser apresentado para as pessoas e ferramentas certas para desempenhar melhor sua minha função”, avalia Alarcon. Para o executivo, isto é especialmente importante quando se pensa no desenvolvimento dentro de uma empresa. “Os candidatos querem sentir que a empresa é perfeita para eles”, ressalta.
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Por fim, o levantamento mostra que apenas 38% dos entrevistados dizem que a empresa em que trabalham está preocupada com o seu bem-estar geral, indicando que trabalhar rumo a um objetivo pessoalmente gratificante, ao mesmo tempo em que apoiam valores individuais, pode ter ainda mais peso do que uma compensação monetária. Segundo Alarcon, a cultura da empresa reflete esses sentimentos à medida que os funcionários são mais confortáveis e produtivos dentro de uma cultura de trabalho criativa e, ao mesmo tempo, flexível.
Mesmo que a compensação esteja, muitas vezes, conectada com a satisfação dos funcionários, segundo Alarcon, agora se observa que os indivíduos estão mais interessados em ingressar em empresas que compartilhem os mesmos valores pessoais e formem uma combinação perfeita. “As empresas já deveriam estar escutando e se conectado com os funcionários de mais maneiras relacionadas ao seu bem-estar pessoal, seja por meio de uma jornada de trabalho mais flexível, mais oportunidades de voluntariado, saúde e bem-estar”, finaliza o executivo.