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Como a Adidas aumentou a receita de seu e-commerce usando inteligência artificial

Como a Adidas aumentou a receita de seu e-commerce usando inteligência artificial

Além de aumento expressivo no ticket médio, Adidas observou um crescimento de quase 1.000% na inclusão de peças nos carrinhos a partir de sugestões da IA

A Adidas implantou em sua loja virtual uma novidade que agradou os consumidores que gostam de recomendações personalizadas. O e-commerce da marca nos Estados Unidos passou a sugerir combinações de roupas partindo apenas da busca por um produto individual.

A solução, batizada de “Complete the Look”, foi desenvolvida com uma empresa especializada em inteligência artificial, a Findmine. Antes de a novidade ser implantada, os funcionários da Adidas tentaram desenvolver as sugestões de combinação manualmente, o que não gerou resultados satisfatórios para a marca.

Quando as sugestões foram inseridas manualmente, apenas 10% dos produtos pesquisados eram acompanhados de indicações de outros produtos que combinam com o tênis, calça ou camiseta pesquisados. Agora, a inteligência artificial é capaz de fornecer sugestões em todas as pesquisas.

Aumento na receita

Além de investir na experiência do cliente, a tecnologia já se mostra importante para o faturamento do e-commerce da Adidas. Segundo a marca, o ticket médio “aumentou significativamente” quando os cliente receberam recomendações de roupa a partir da inteligência artificial.

Durante a fase de testes da aplicação, metade to tráfego da Adidas.com era direcionado para as sugestões programadas manualmente, enquanto a outra metade viu sugestões criadas pela Findmine. As seis semanas de testes mostraram resultados melhores quando o “Complete the Look” usava inteligência artificial.

Desde a implantação total da solução, a Adidas registrou uma redução de 95% no tempo gasto na ferramenta. Mesmo assim, o números de itens inseridos no carrinho a partir das sugestões aumentou 960%.

“A Findmine nos ajudou a reduzir a quantidade de trabalho manual e nos ajudou a garantir que nossos produtos mais novos tenham vendas cruzadas a partir do dia 1, melhorando a conversão, o valor médio dos pedidos e a satisfação do cliente”, disse Brian Klavitter, diretor sênior da Adidas consumer experience, em entrevista ao portal Chain Store Age.

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