Cada feriado deste ano deve provocar uma perda de 10,1% no excedente operacional médio mensal do comércio brasileiro, segundo levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). Em números absolutos, os feriados devem gerar perdas de R$ 15,5 bilhões sobre a lucratividade do setor.
O montante, em termos reais, é 22,5% maior que o registrado em 2014, descontada a expectativa de inflação para este ano.
No ano passado, além do meio expediente na quarta-feira de cinzas (5 de março) e também em 15 de novembro, um sábado, outros sete feriados nacionais integrais ocorreram em dias úteis para o comércio.
Neste ano, haverá dez feriados integrais entre segundas e sextas-feiras, além do meio expediente da quarta-feira de cinzas (em 18 de fevereiro).
Além do calendário, a relação folha de pagamento e receita operacional também é fator que contribui para as perdas uma vez que cresce desde 2009, segundo a Confederação.
A Confederação calcula que o efeito da perda é maior quanto maior for essa relação. Atividades em que essa proporção é superior à média do comércio (9,3%) tendem a ser mais penalizadas, como, por exemplo, os segmentos de vestuário, informática e comunicação e livrarias e papelarias.
O fechamento dos estabelecimentos ou a opção pela abertura das lojas em dias não úteis também compromete a lucratividade do setor por conta do aumento dos custos trabalhistas decorrentes das operações nesses dias.
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