Em 2020, os olhos do varejo estiveram focados no e-commerce. E não foi à toa: o setor apresentou um crescimento expressivo durante a pandemia, atingiu novos consumidores e representou uma mudança na forma de consumir pela internet. E essa mudança também pode estar no meio usado para interagir com as plataformas digitais, por exemplo a busca pelo comando por voz.
Uma das partes mais importantes para a compra online é a pesquisa dos produtos, que pode ser feita por inúmeras plataformas — desde sites de buscadores a redes sociais. O comando por voz, cada vez mais presente na vida das pessoas e tão comum na interação com assistentes virtuais, tem ganhado espaço nesse terreno.
Nesse contexto, a SmartHint, startup de busca e recomendação de e-commerce, desenvolveu uma busca por voz em plataformas voltadas ao e-commerce. “Isso irá elevar ainda mais a experiência de compra e aumentar as chances de conversão e a fidelização do cliente”, afirma Rodrigo Schiavini, fundador e CEO da empresa.
A inteligência artificial no comando por voz
Houve um aumento generoso no número de iniciantes do setor no ano passado. O e-commerce conquistou 13,2 milhões de novos consumidores, um crescimento de 23%, segundo dados da pesquisa WebShoppers. Entre eles, essa nova maneira de buscar por produtos também foi popular.
De acordo com a Smarthint, o funcionamento do comando por voz para buscas no e-commerce é feito através da inteligência artificial (IA), a partir do reconhecimento de fala. A ferramenta converte a voz em texto e dá início à pesquisa de forma mais rápida e prática. Essa tecnologia permite que a busca por determinados produtos com nomes estrangeiros ou de difícil pronúncia sejam reconhecidos pela voz. “Se o cliente diz uma palavra estrangeira que ele não sabe a pronúncia ou a escrita corretamente, a inteligência artificial entende o que o cliente procura e encontra o produto desejado rapidamente”, explica Schiavini.
Ele também destaca que o uso da IA é fundamental para que a pesquisa possa ser feita da melhor maneira, sem que o cliente precise corrigir termos por falha de entendimento, além de apontar estratégias para que a pesquisa não se encerre em um único termo. “Uma camada de inteligência artificial adicional é executada para interpretar o texto transcrito para encontrar o produto solicitado que, por vezes, possui sinônimos, palavras substituíveis ou até mesmo características semelhantes com palavras diferentes.”
Entre as outras tecnologias utilizadas para que a ferramenta funcione para o e-commerce, a empresa faz uso da compatibilidade entre o software e o hardware, de forma que seja possível abrir o comando de voz. “Nós desenvolvemos a interface entre o dispositivo (browser/navegador) e o microfone do celular ou computador do cliente. Quando há compatibilidade entre o software e o hardware, o microfone aparece no campo de busca e com apenas 1 clique, a pessoa fala o que quer procurar na loja virtual”, salienta Schiavini.
Há destaque também para tecnologias que reconhecem a cor da foto dos produtos, tudo para trazer um resultado na pesquisa que priorize o comportamento do cliente dentro de uma loja. “Se busco por blusa preta, e a SmartHint já sabe disso, ao falar apenas “blusa” na busca, as blusas pretas terão maior prioridade no resultado da busca”, completa Schiavini.
O uso das ferramentas de voz
Hoje, as ferramentas que facilitam o contato com o mundo digital têm ganhado destaque entre os consumidores, tanto para agilizar a interação com as plataformas quanto para simplificar e deixar esse contato mais acessível a todos.
A tendência do uso de voz é também trazer um tom mais intimista com as plataformas digitais, uma vez que os consumidores exercitam “conversas”. E a evolução disso já tem mostrado resultado em outros países, o que aponta que em breve essa tendência também chegará ao Brasil de forma mais popular. “O Voice Commerce nos permite, por exemplo, fazer compras de dentro do veículo apenas falando com o aparelho de som, o que já é uma realidade nos Estados Unidos. Eu posso, através da voz, realizar meu pedido na Amazon, por exemplo, falando com a Alexa”, comenta Schiavini.
Ele acredita que logo essa ferramenta será mais popular do que a escrita por texto. “Com o passar do tempo, o uso da voz com o celular (ao invés de escrever) se tornará natural. Veja, por exemplo, como já é muito utilizado mensagens de voz ao invés de escrita. As pessoas normalmente não conseguem perceber a nova tendência até que a ‘tendência’ se transforme em algo usual do dia a dia”, completa.
Para o e-commerce, o uso da voz traz uma série de novas oportunidades às empresas, e resultados mais sólidos para o setor devem ser percebidos logo. “Ainda hoje, a adoção do voice é pequena se comparado ao meio tradicional (digitação). Mas é um caminho sem volta. O voice, quando disponível e utilizado, torna-se o meio mais fácil para se comunicar com a máquina. É uma questão de tempo para que esta tecnologia se torne habitual em nosso dia a dia”, conclui Schiavini.
Uma tecnologia acessível
Outro grande destaque do uso por comandos de voz está na acessibilidade. Além de ser uma ferramenta facilitadora no dia a dia, ela também está amplamente relacionada a pessoas que tenham dificuldades de leitura ou deficiências visuais.
Ainda que esse não seja o principal foco da ferramenta, torná-la acessível nos buscadores de e-commerce não é uma tarefa tão difícil às lojas. “Parte da tecnologia é sim acessível, que é o clique no microfone e a possibilidade de falar. Porém, para chegar até ele a loja virtual precisa estar preparada para orientar, através do som, até onde está o microfone e posterior, falar o resultado que obteve”, explica Schiavini.
Dessa forma, incorporar a ferramenta de busca por voz no e-commerce a serviços de voz já existentes no mercado e que sejam focados na acessibilidade de pessoas cegas, por exemplo, pode ser um passo relevante para a pauta da inclusão nos meios digitais.
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