/
/
Com crescimento do Assaí, GPA quer aumentar participação da marca em 2017

Com crescimento do Assaí, GPA quer aumentar participação da marca em 2017

Atacado ajudou a segurar os resultados da supermercadista e deve ser um dos drivers de crescimento da companhia neste ano

Embora o GPA tenha registrado queda no lucro líquido no ano passado, o atacado Assaí do grupo seguiu trajetória distinta do grupo. Alavancado pela crise e pela busca dos consumidores por melhores preços, o modelo de cash & carry da companhia disparou.
Somente no quarto trimestre, a marca apresentou um crescimento de 35,8% na receita líquida, para R$ 4,3 bilhões. Com isso, a participação da marca nas vendas do varejo alimentar ficou em 36,2%.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
As vendas considerando as mesmas lojas no trimestre alcançaram 17,3% ajustada pelo efeito calendário.
Já no ano, as vendas da marca alcançaram R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 38,6%. A expansão orgânica agregou cerca de R$ 2,3 bilhões de vendas líquidas em 2016.  Já as vendas considerando as mesmas lojas apresentaram crescimento de 18,6%, com crescimento consistente em todos os trimestres do ano.
Assim, o Assaí passou a representar 35% do faturamento em 2016 – era 28% em 2015. Em 2017, a expectativa é atingir 40%.
Segundo a empresa, a rápida velocidade de crescimento das vendas se traduziram em importante ganho de market share, impulsionado pela maturação das lojas abertas nos últimos anos, aumento do fluxo de clientes de dois dígitos e aceleração da expansão.
Para se ter uma ideia, as vendas do Multivarejo do grupo apresentaram crescimento bem menor, de 0,8% no ano e 1,9% no último trimestre de 2016.
Diante disso, a marca será um dos drivers para o crescimento da companhia neste ano.
“Estamos revisando e reanalisando os ativos e o portfólio. Dentro dessa revisão e análise, temos focado naquilo que tem o maior retorno. Quando a gente fala em abertura de lojas, estamos olhando muito a abertura do Assaí e mais recentemente em Aliados Compre Bem”, afirma Ronaldo Iabrudi, CEO do GPA.
Com isso, a empresa focará nas conversões. Foram duas conversões do Extra Hiper para Assaí. Essas duas conversões apresentarm um crescimento de vendas 2,5 vezes maior, superando as expectativas da marca. Para este ano, a companhia quer converter 15 lojas para Assaí e abrir de seis a oito lojas novas da marca.
Em 2016, a companhia abriu 13 novas lojas do Assaí, com entrada em três novos estados.
Economia
Em apresentação dos resultados, Iabrudi disse que nem a economia e nem o varejo devem iniciar retomada neste ano. Apesar disso, o executivo afirma que a companhia irá crescer ainda assim. “Estamos confiantes que em 2017 vamos ter uma retomada mais em função dos nossos planos e capacidade de execução do que pela retomada”, disse.
“Não estamos vendo retomada. Claro que existem alguns indicadores, como a taxa de juros, que afeta diretamente nosso negócio”, afirma. Segundo o executivo, para cada ponto porcentual de juros que é reduzido, R$ 40 milhões são injetados no negócio.
“A redução da inflação também contribui, porque traz maior poder de compra para os nossos clientes. Por outro lado, estamos ainda vendo a redução do nível de desemprego”, acredita o executivo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]