A Natura registrou lucro de R$ 189 milhões no primeiro trimestre deste ano, segundo divulgou a empresa. No mesmo período do ano passado, a empresa teve um prejuízo de quase R$ 70 milhões.
A empresa registrou uma receita bruta consolidada de quase R$ 2,4 bilhões – um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior. A geração de caixa livre foi de R$ 16,5 milhões contra um consumo de caixa de R$ 167,7 milhões no mesmo período do ano passado.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“A receita bruta cresceu em todas as nossas operações. No Brasil, o segundo trimestre consecutivo de crescimento sugere o início cauteloso de uma fase de estabilização, ainda com expectativas de volatilidade no curto prazo. Na Latam, seguimos com crescimento saudável (23,3% em moeda local), cujos resultados em reais foram afetados pelos efeitos cambiais”, disse a empresa em relatório.
Brasil como prioridade
A companhia afirma que a prioridade é “revigorar” o negócio no País. A receita bruta no País cresceu 4,4%. “Evoluímos com a agenda de modernização, segmentação e digitalização de nossa rede de relações, com resultados positivos”, disse a empresa.
Hoje, a Natura conta com mais de 300 mil consultoras que utilizam o aplicativo da marca. O Rede Natura, a plataforma de vendas online da companhia, cresceu acima de 100% sobre o período anterior. A base de consumidores atingiu 1,7 milhão no Brasil. O Aplicativo Natura, voltado para consumidores finais, já conta com 170 mil usuários.
No varejo, a Natura marca presença com dez lojas exclusivas em shopping centers na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Há inaugurações previstas nas próximas semanas para cidades do interior do Estado e também para o Rio de Janeiro.
Apesar do foco no Brasil, a companhia ganhou mais espaço na América Latina, com implementação na Argentina em fevereiro de 2017 e no Chile no ano passado.
A receita líquida das operações na América Latina cresceu 21,7% em moeda local, impulsionada pela expansão do canal e pelo aumento da produtividade das consultoras. No trimestre, a Latam representou 24,5% da receita líquida consolidada. O número de consultoras cresceu 6,2%.
Aesop
A Aesop também apresentou crescimento no período, de 11,1% em reais. Em moeda local o crescimento foi de 31,4%, com expansão de vendas mesmas lojas de 11% em termos anuais.
Nos últimos 12 meses, a marca inaugurou 33 lojas, chegando a um total de 180, além das 85 lojas de departamento onde atua. Hoje, a Aesop já representa 8,4% da receita líquida consolidada no trimestre.