O Advantage Group, empresa canadense com experiência em programas B2B de colaboração, publica há 13 anos no Brasil um estudo completo sobre as práticas de relacionamento entre a indústria e os canais como o cash and carry (atacarejo), distribuidor, varejo e e-commerce.
O painel conta com a participação de 450 empresas nos segmentos de bens de consumo, segmento farmacêutico, entre outros e se consolidou como referência importante sobre relacionamento e a colaboração existentes entre as empresas pesquisadas e as oportunidades de melhoria, que direcionam a construção de planos de ação estratégicos utilizados pelas companhias.
A pesquisa é realizada por meio de entrevistas com colaboradores das empresas em diversos níveis hierárquicos e avalia quatro dimensões relevantes, como: parceria, execução, visão e reputação. O infográfico demonstra esses temas de negócios que possuem um conjunto de fatores atribuídos por similaridade com visões de curto e longo prazo.
O cenário pós-pandemia tem trazido desafios às empresas em função das mudanças nos hábitos de consumir, uma vez que os consumidores são direcionados por diversas ocasiões de consumo e adotam novos canais em sua jornada cada vez mais figital. A busca pela conveniência e por conteúdo relevante elevam a expectativa de melhores experiências que reforçam a importância da omnicanalidade, que pressupõe integração de todos os canais de vendas, comunicação, serviços e atendimento ao cliente.
Nesse sentido, cresce a importância da colaboração entre indústrias, atacadistas e varejistas no sentido de criar sinergias, definir relacionamento mais sustentável e influenciar positivamente as vendas, estabelecendo diferencial e vantagem competitiva do negócio. No ambiente competitivo em que vivemos, a mensuração dos fatores desta relação é muito importante tanto para varejistas, quanto para indústrias. Isso serve de norte para que haja um alinhamento dos pilares estratégicos e operacionais com respostas mais assertivas às exigências atuais do mercado.
O estudo faz uma comparação entre os participantes e estabelece um ranking das empresas que se destacam em colaboração em cada setor. O ranking das 10 campeãs está a seguir:
Principais temas abordados pela pesquisa Advantage de 2022
Os insights trazidos pela pesquisa reforçam a ideia de que a colaboração se constitui em uma forma produtiva de fazer negócios, porém ela somente se estabelece se houver uma relação de confiança entre as empresas. Nesse contexto colaborativo, as companhias podem dividir suas estratégias e planos, compartilhar informações e firmar planos de negócios ou joint business plans mais estruturados. Os resultados globais do Advantage Group evidenciam que a colaboração melhora a performance dos negócios.