/
/
Coca-Cola produz primeiras garrafas com plástico retirado dos oceanos

Coca-Cola produz primeiras garrafas com plástico retirado dos oceanos

Garrafas foram produzidas com tecnologia que quebra os componentes do plástico e elimina as impurezas de materiais recicláveis de menor qualidade

A Coca-Cola acaba de produzir e lançar as primeiras garrafas PET feitas com plástico retirado do mar. Para embalar alimentos e bebidas, a quantidade, apesar de pequena, já mostra que muitos plásticos de qualidade inferior podem gerar uma nova embalagem.
As garrafas foram produzidas a partir de uma tecnologia que quebra os componentes do material e elimina as impurezas dos ecicláveis de menor qualidade, para que a resina possa ser utilizada como nova, criando assim uma nova garrafa.
Reduzir a quantidade de PET virgem necessária para a fabricação de garrafas como essas diminuiu a queima de combustíveis fósseis, já que 25% vem do plástico marinho reciclado.
Para o diretor técnico e de cadeia de suprimentos da Coca-Cola na Europa Ocidental, Bruno Van Gompel, a parceria com o meio ambiente está apenas no começo.
“Essa garrafa é uma prova do que pode ser alcançado por meio de parcerias e investimentos em novas tecnologias. Ao reunir parceiros de toda a nossa cadeia de suprimentos, de uma iniciativa de limpeza comunitária na Espanha e Portugal a um investimento em inovação tecnológica na Holanda, conseguimos, pela primeira vez, trazer de volta o plástico marinho danificado para alimentos, material de qualidade com o qual podemos fazer novas garrafas”, diz o executivo em nota.

Foto Unsplash

O desafio do plástico

Um dos maiores problemas do século é encontrar formar sustentáveis e viáveis de lidar com o plástico, um dos maiores poluentes na atualidade, principalmente nos oceanos.
Outras empresas já apresentaram mudanças significativas, como por exemplo a PepsiCo, que passará a vender água em lata com o objetivo de reduzir o consumo de plástico e aumentar a economia circular de suas embalagens.
Cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália, também criaram um sistema de ímãs que remove e consegue modificar os microplásticos da água. A tecnologia utiliza a ferramenta feita de carbono em formato de mola para quebrar as moléculas do plástico, diminuindo seu efeito de contaminação.
O projeto foi publicado na Revista Matter, de divulgação científica. Segundo o professor de engenharia química e um dos responsáveis pelo serviço, Shaobin Wang, os microplásticos absorvem contaminantes orgânicos e metálicos enquanto são transportados pela água.


LEIA MAIS

Braskem desenvolve primeiro solvente reciclado

Cientistas criam sistema que usa ímã para dissolver microplástico da água

Fizemos o test drive da scooter elétrica. Vale a pena?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]