Se você acompanha a Consumidor Moderno, já sabe que a nossa newsletter traz indicações diárias de livros, séries e outros conteúdos relevantes para quem trabalha com experiência do cliente. Mas, caso tenha perdido alguma dica, reunimos tudo em um só lugar para você se atualizar, se inspirar e refletir.
Entre os destaques, estão o episódio final da minissérie especial de 30 anos da Consumidor Moderno, as inscrições para a transmissão online do IACX 2025 – um dos eventos mais aguardados do setor – e novas leituras que ajudam a entender o presente e o futuro do consumo, dos negócios e das relações humanas.
Minissérie dos 30 anos da Consumidor Moderno
O último episódio da minissérie comemorativa dos 30 anos da Consumidor Moderno já está no ar! Neste capítulo especial, o idealizador do projeto e CEO do Grupo Padrão, Roberto Meir, e o diretor executivo de Conhecimento da empresa, Jacques Meir, se reúnem para compartilhar suas reflexões sobre o futuro do relacionamento entre marcas e consumidores. A conversa é um convite à provocação: o que nos aguarda no universo do Customer Experience em um mundo cada vez mais impactado pela Inteligência Artificial?
A conversa também passa pela imprevisibilidade do consumidor ao longo das décadas – dos blogs e haters até a ascensão (e queda) de tendências como o metaverso. Em meio a esse cenário de mudanças constantes, surge a figura do super-humano: um indivíduo potencializado pela tecnologia, que ganha tempo e liberdade para criar soluções mais relevantes, humanas e ousadas.
Confira e se inspire!
IACX 2025
Com o tema “A Ascensão da IA Emocional: Redefinindo o CX”, o IACX 2025 promete ser um marco para os profissionais de experiência do cliente. O evento acontece no dia 6 de maio e terá uma jornada imersiva sobre como a Inteligência Artificial emocional está impactando e transformando as relações entre marcas e consumidores.
Voltado para especialistas, líderes e executivos de áreas como CX, Atendimento, Consumer Insights, Digital e Inovação, o encontro trará painéis de debate, experiências sensoriais e oportunidades de networking de alto nível.
As inscrições para a transmissão online já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Não vai ficar de fora, né?
A biografia do BTG Pactual
Uma das dicas literárias que está gerando interesse é “De Volta ao Jogo”, biografia do banco BTG Pactual escrita pela jornalista Ariane Abdallah, que já está em pré-venda.
Com base em mais de cem entrevistas e extensa pesquisa, o livro reconstrói a trajetória do banco desde sua fundação no Rio de Janeiro, nos anos 1980, até sua ascensão no mercado financeiro global.
A narrativa passa por fusões, disputas internas e estratégias ousadas – inclusive durante períodos de crise econômica – e mostra como figuras como Luiz Cezar Fernandes e André Esteves protagonizaram uma das maiores viradas da história empresarial do país. Um retrato envolvente de poder, ambição, escândalos e recomeços.
Tendência global: o movimento “Sober Curious”
Outro conteúdo relevante é a obra “Sober Curious”, da britânica Ruby Warrington, que lançou luz sobre um movimento crescente: o de repensar o consumo de álcool.
Na obra, Ruby compartilha sua experiência pessoal com o álcool e incentiva o leitor a refletir sobre seus próprios hábitos, mesmo que não tenha um problema declarado com a bebida. O livro propõe uma abordagem consciente e equilibrada, destacando os benefícios de uma vida com consumo reduzido – ou nenhum – de álcool.
A publicação conecta-se a uma série de comportamentos que vêm ganhando espaço, como a busca por bem-estar, saúde mental e autenticidade nas escolhas diárias.