/
/
CM Indica: O que significa crescer na Era Digital e da IA?

CM Indica: O que significa crescer na Era Digital e da IA?

Documentário em série revela como adolescentes são moldados pelas tecnologias, IA em pauta e outras dicas da semana!

As redes sociais estão se tornando cada vez mais protagonistas da nossa atualidade. E, com a chegada da IA, essa realidade só tende a crescer. Das relações de consumo às interações sociais, a forma como nos conectamos aos conteúdos está mudando o comportamento humano, as expectativas de trabalho e as relações amorosas. Para crianças e adolescentes, essas mudanças são ainda mais drásticas. E, ainda é um desafio entender os limites e reflexos dessas transformações.

A série Adolescência é um retrato trágico das possibilidades que a vida digital pode levar aos mais jovens. Já o documentário Estudos Sociais: Crescendo na Era Digital revela os efeitos das novas tecnologias em um grupo de estudantes no pós-pandemia. O documentário está disponível no streaming Disney+.

Real x Virtual

Ao longo de um ano letivo, a produção acompanhou os personagens – todos nascidos digitais, em Los Angeles – na volta à escola. Filmada ao longo de 2021 e 2022, trata-se de um período em que as redes sociais já ocupam um papel intrínseco na vida desses jovens. Os adolescentes abrem suas vidas e smartphones – e, claro, aplicativos como TikTok, Snapchat e Instagram – para mostrar como lidam com diferentes questões da idade: bullying, amizades, sexualidade e decisões para o futuro.

Com sensibilidade e perspicácia, o documentário revela as tensões entre a realidade e a vida digital desses jovens, que adotaram as redes sociais como principal meio de interação – seja para fazer amigos, se relacionar amorosamente ou expressar suas identidades no mundo. Mas, diferentemente do Instagram ou do TikTok, a série não possui filtros.

Nexus: informação e IA

O livro Nexus, de Yuval Noah Harari, traça uma linha do tempo das redes de informação. Em um percurso instigante, a obra explora a forma como a humanidade se comunica e adquire conhecimento desde a Idade da Pedra até os tempos atuais, com a chegada da Inteligência Artificial. São essas redes de informação que ajudaram a moldar governos, reinos e diferentes formas de poder ao longo da nossa história.

Em tempos nos quais diferentes países disputam a soberania da IA, o livro de Harari é leitura essencial para compreender como a informação se relaciona com o poder político, os sistemas de governo e, claro, as transformações da sociedade.

Harari mostra como cada revolução informacional redefiniu estruturas sociais, acelerou mudanças políticas e abriu caminho para novas formas de controle e colaboração. Uma leitura obrigatória para profissionais e lideranças que estão na jornada da evolução da IA!

Como os brasileiros usam a IA?

Falando em Inteligência Artificial, você sabia que 97% dos brasileiros sabem o que é a tecnologia? Mas, apenas 54% usa a IA apenas para pesquisar sobre interesses pessoais. Ou seja, ainda há muita margem para que a população utilize as ferramentas de IA para revolucionar suas vidas.

Além disso, o dado da mais recente pesquisa da Opinion Box em parceria com a CX Brain demonstra que aquela ideia de que a IA só serve para quem é especialista no assunto está longe da realidade!

A pesquisa também mostra que 69% das empresas já utilizam a IA em suas operações de atendimento e relacionamento com o cliente. Mas, o foco da maioria ainda está concentrado em resolver tarefas puramente operacionais. Assim, 41% usam a IA para reduzir o tempo de espera, 36% para agilizar respostas e 32% priorizam a integração entre canais.

Quer saber esses e outros resultados da pesquisa? Clique aqui e faça um mergulho completo no uso da IA pelos brasileiros!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]