/
/
37% dos brasileiros pretendem pagar pelo uso da IA no futuro

37% dos brasileiros pretendem pagar pelo uso da IA no futuro

Estudo realizado pela Opinion Box em parceria com a CX Brain revela que a IA já está incorporada na vida dos brasileiros.

Os brasileiros são considerados um dos maiores usuários de Inteligência Artificial (IA) do mundo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa global realizada pelo Google em parceria com a Ipsos revelou que 54% dos brasileiros utilizaram ferramentas de IA generativa no último ano, superando a média mundial de 48%.

Mas como a IA está, de fato, presente no dia a dia dos brasileiros? E como será seu uso no futuro? Para as empresas, entender esses padrões de consumo é essencial para adaptar suas soluções.

Em busca de respostas para essas e outras questões, um novo estudo conduzido pela Opinion Box em parceria com a CX Brain ouviu mais de mil pessoas de diferentes regiões do país sobre a relação com IA. O objetivo foi mapear o grau de familiaridade com a tecnologia e compreender as barreiras e fatores que influenciam a confiança do consumidor em IA.

Entre vários dados revelados pela pesquisa, um deles chama a atenção: a maior parte (79%) nunca pagou para usar nenhuma ferramenta de IA, porém 37% pretendem começar a pagar no futuro. Esse recorte indica um interesse crescente do brasileiro por essa tecnologia, o que aquece ainda mais esse mercado.

GenZ lidera consumo de IA

Os dados mostram também que a disposição em pagar (ou ter pago) por ferramentas de IA varia bastante conforme a faixa etária.  O estudo aponta que a Geração Z (nascidos entre meados dos anos 1990 e o meio da década de 2010) lidera o consumo dessa nova tecnologia, com 29%, indicando que os mais jovens estão mais abertos a investir em tecnologias de IA.

Para Jacques Meir, diretor-executivo do Grupo Padrão e mentor do CX Brain, esse dado confirma o interesse e o avanço da IA no Brasil, sobretudo, entre jovens e pessoas de renda mais alta. “É um sinal de que a tecnologia já foi assimilada e faz parte do cotidiano desse público. Esse grupo já interage com algoritmos de recomendação, assistentes virtuais e IA generativa com naturalidade.”

O estudo mostra ainda que 57% dos brasileiros já tiveram pelo menos uma experiência com IA que superou as expectativas. Para Jacques, o brasileiro adota muito rápido novas tecnologias, mas essa naturalidade gera um efeito colateral: “aumenta a expectativa”, afirma. “Ou seja, a IA deixa de ser tecnologia e vira serviço. E serviço tem que funcionar. Isso significa que os consumidores esperam mais contexto, mais predição e menos fricção”, pontua o especialista em inteligência de dados da CX Brain.

Confiança é a qualidade da vez com IA

O estudo Opinion Box e CX Brain revela também um paradoxo importante: os consumidores reconhecem que a IA já sabe muito sobre eles (46% esperam que ela conheça seu histórico de compras, por exemplo), mas só 19% se sentem realmente confortáveis em compartilhar dados pessoais.

Segundo Meir, a saída não é apenas reforçar a LGPD, é “criar uma IA com ética”. O especialista afirma que isso deve começar pelo design de experiências. “A IA deve explicar por que está pedindo dados, como os usa, e, principalmente, demonstrar que essa coleta resulta em algo concreto para o cliente – seja agilidade, personalização ou resolução superior. As marcas precisam desenhar sistemas de IA que mereçam confiança.”

Em resumo, o brasileiro se mostra um usuário ativo e otimista da IA, incorporando-a em diversas esferas da vida pessoal e profissional. Mas também é um consumidor exigente sobre serviços de IA. “Quem entrega bem, fideliza rápido. Mas quem erra, perde em dobro – porque a expectativa já está alta”, conclui Jacques.

Para acessar o estudo completo com todos os dados e análises inéditas, clique aqui para baixar o material.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]