/
/
IA no CX: “Foco ainda é operação, não experiência”

IA no CX: “Foco ainda é operação, não experiência”

Nova etapa do estudo da Opinion Box em parceria com a CX Brain mostra que 69% das empresas já usam a tecnologia, mas apenas 17% exploram personalização.

Após revelar que 79% dos brasileiros nunca pagaram para usar por ferramentas de IA, mas 37% pretendem pagar no futuro, o estudo Inteligência Artificial no Consumo e no CX, produzido pela Opinion Box em parceria com a CX Brain, mostra agora como as empresas estão aplicando a tecnologia e revela um cenário de avanços e contradições no mercado.

O levantamento, que nesta etapa da pesquisa ouviu 396 profissionais de empresas privadas, aponta que 69% das empresas já utilizam a IA de alguma forma em suas operações de atendimento e relacionamento com o cliente. No entanto, a maioria ainda concentra esforços em resolver tarefas operacionais: 41% buscam reduzir o tempo de espera, 36% querem agilizar respostas e 32% priorizam a integração entre canais.

Nesse cenário, chama atenção a pequena parcela de companhias – que explora o potencial da IA para criar experiências mais personalizadas ou antecipar as necessidades dos clientes – apenas 17%.

O número gera um alerta, já que a expectativa dos cerca de 1000 consumidores ouvidos no estudo é clara: 54% acreditam que a Inteligência Artificial tem potencial para trazer benefícios reais no futuro – desde que usada com responsabilidade, ética e foco na experiência do cliente.

Nessa perspectiva, o desafio para as marcas, agora, é transformar uso operacional em valor percebido pelo consumidor final.

IA generativa e o futuro do trabalho

Além de expectativas sobre personalização e eficiência, o estudo também investigou como os brasileiros enxergam o impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho.

O resultado mostra um cenário dividido:

Embora a tecnologia apresente benefícios claros e tangíveis, segundo o estudo muitas pessoas ainda temem por impactos negativos na sociedade, como a perda de empregos para robôs e um maior controle sobre suas próprias vidas.

Neste contexto, é importante discutir as perspectivas de futuro da ia e como suas aplicações podem mudar o mundo de maneiras ainda imprevisíveis e significativas.

IA generativa: receio x entusiasmo

Ainda que a IA generativa gere receios – algo comum a qualquer inovação disruptiva – a boa notícia é que, de forma geral, as pessoas acreditam no impacto positivo da tecnologia e mostram animação e vontade de saber o que vem pela frente.

IA: concorda ou discorda?

A pesquisa procurou entender melhor mais percepções dos entrevistados, perguntando o quanto os respondentes concordam ou discordam de algumas afirmações relacionadas ao impacto da IA no mercado de trabalho, na sociedade e no cotidiano.

No universo profissional, a maioria acredita que as habilidades com o uso da tecnologia serão essenciais no mundo business.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]