Após revelar que 79% dos brasileiros nunca pagaram para usar por ferramentas de IA, mas 37% pretendem pagar no futuro, o estudo Inteligência Artificial no Consumo e no CX, produzido pela Opinion Box em parceria com a CX Brain, mostra agora como as empresas estão aplicando a tecnologia e revela um cenário de avanços e contradições no mercado.
O levantamento, que nesta etapa da pesquisa ouviu 396 profissionais de empresas privadas, aponta que 69% das empresas já utilizam a IA de alguma forma em suas operações de atendimento e relacionamento com o cliente. No entanto, a maioria ainda concentra esforços em resolver tarefas operacionais: 41% buscam reduzir o tempo de espera, 36% querem agilizar respostas e 32% priorizam a integração entre canais.
Nesse cenário, chama atenção a pequena parcela de companhias – que explora o potencial da IA para criar experiências mais personalizadas ou antecipar as necessidades dos clientes – apenas 17%.
O número gera um alerta, já que a expectativa dos cerca de 1000 consumidores ouvidos no estudo é clara: 54% acreditam que a Inteligência Artificial tem potencial para trazer benefícios reais no futuro – desde que usada com responsabilidade, ética e foco na experiência do cliente.
Nessa perspectiva, o desafio para as marcas, agora, é transformar uso operacional em valor percebido pelo consumidor final.
IA generativa e o futuro do trabalho
Além de expectativas sobre personalização e eficiência, o estudo também investigou como os brasileiros enxergam o impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho.
O resultado mostra um cenário dividido:
Embora a tecnologia apresente benefícios claros e tangíveis, segundo o estudo muitas pessoas ainda temem por impactos negativos na sociedade, como a perda de empregos para robôs e um maior controle sobre suas próprias vidas.
Neste contexto, é importante discutir as perspectivas de futuro da ia e como suas aplicações podem mudar o mundo de maneiras ainda imprevisíveis e significativas.
IA generativa: receio x entusiasmo
Ainda que a IA generativa gere receios – algo comum a qualquer inovação disruptiva – a boa notícia é que, de forma geral, as pessoas acreditam no impacto positivo da tecnologia e mostram animação e vontade de saber o que vem pela frente.
IA: concorda ou discorda?
A pesquisa procurou entender melhor mais percepções dos entrevistados, perguntando o quanto os respondentes concordam ou discordam de algumas afirmações relacionadas ao impacto da IA no mercado de trabalho, na sociedade e no cotidiano.
No universo profissional, a maioria acredita que as habilidades com o uso da tecnologia serão essenciais no mundo business.