Carlos Gazaffi é o CEO do Sem Parar, uma empresa reconhecida pelo seu dispositivo eletrônico que permite a passagem automática e rápida pelos pedágios.
Em 2025, o Sem Parar comemorará seus 25 anos. Durante essa trajetória, a empresa se consolidou como um ícone no mercado de tecnologia voltado para a automação de pedágios e estacionamentos. Com efeito, sua solução inovadora não só otimiza a rotina dos motoristas, mas também ajuda na diminuição de congestionamentos nas áreas urbanas.
Ademais, graças ao aumento da mobilidade urbana e a crescente demanda por soluções práticas, o Sem Parar vem ampliando seus serviços, entrando em setores como abastecimento digital e pagamentos em uma variedade de estabelecimentos parceiros. Essa diversificação visa atender à necessidade de conveniência e eficiência, proporcionando uma experiência integrada e fluida para os consumidores.
Sem Parar e visão de futuro
Na perspectiva do CEO Carlos Gazaffi, o compromisso do Sem Parar com a inovação reflete sua visão futurista, onde a tecnologia é fundamental na transformação da mobilidade. Prova disso estão nos investimentos em parcerias estratégicas e em pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de se manter à frente das tendências do setor. As mais recentes, Gringo e Zapay, ampliam o portfólio, cuja inovação não é apenas uma estratégia, mas uma cultura no Sem Parar.
Em uma entrevista exclusiva à Consumidor Moderno, Carlos Gazaffi fala sobre o presente e compartilha suas perspectivas para o futuro da empresa, enfatizando que cada avanço tecnológico é uma “resposta às necessidades dos nossos clientes e do ambiente urbano”.
Ele destaca ainda que a celebração dos 25 anos será não apenas uma festividade, mas também uma oportunidade para refletir sobre as conquistas e definir novos objetivos. Confira a entrevista na íntegra!
Sem Parar
Consumidor Moderno: O Sem Parar fechou um acordo para comprar 100% do super app Gringo. Quais são os objetivos da empresa por trás dessa ação?
Carlos Gazaffi: O Gringo foi adquirido pela Corpay, a companhia americana responsável pelo Sem Parar. Em síntese, essa aquisição visa fortalecer nossa posição como o principal ecossistema de mobilidade para motoristas no Brasil. O mercado de débitos veiculares é três vezes maior que o de pedágios e apresenta uma penetração ainda baixa, o que nos oferece um grande potencial de crescimento. Decerto, com essa integração, o Sem Parar amplia sua gama de serviços digitais, solidificando sua atuação nesse segmento. Isso tudo além de permitir que ofereçamos todas as soluções e serviços do nosso ecossistema de mobilidade aos 2,5 milhões de usuários ativos mensais do Gringo.
Gringo
CM: O negócio com o Gringo está concluído? Se não, o que ainda falta?
A transação está em análise nos órgãos reguladores, com expectativa de conclusão nos próximos meses.
CM: Como os consumidores serão beneficiados?
Os clientes do Gringo continuarão a utilizar os serviços da marca com a mesma experiência de sempre, com incrementos e evoluções naturais das sinergias que surgirão com a integração ao portfólio Sem Parar. Por analogia, esse movimento permitirá que a experiência se torne ainda mais completa, facilitando a vida dos motoristas. E, de qualquer modo, com essa união, os clientes Gringo terão, além dos serviços que já possuem, acesso ao SuperApp Sem Parar. O aplicativo conta com mais de 30 serviços e soluções, aos seguros Sem Parar e à nossa rede de usos urbanos de mais de 7,3 mil pontos.
Zapay
CM: No ano passado, o Sem Parar adquiriu a Zapay. Quais benefícios angariados com essa aquisição, um ano depois?
Atualmente, os gastos com mobilidade estão entre os principais itens de despesa das famílias brasileiras, ocupando o segundo ou terceiro lugar. A compra da Zapay representou nosso primeiro passo rumo a esse mercado, que possui um enorme potencial. Decerto, com essa aquisição, ampliamos nosso ecossistema de mobilidade, oferecendo serviços integrados de consulta e pagamento de tributos veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. Isso fortaleceu nossa presença digital e proporcionou maior conveniência à nossa base de clientes, tornando a gestão do carro muito mais simples e eficiente.
Vale ressaltar ainda que essa aquisição evoluiu significativamente nossa estratégia de “one stop shop”, na qual centralizamos, sob o nosso guarda-chuva de serviços, tudo o que o motorista precisa em sua jornada.
Perspectivas de crescimento
CM: Quais são as perspectivas, em termos de crescimento, para o Sem Parar neste ano?
Encerramos 2024 com resultados impressionantes, apresentando um crescimento de 25% na receita e cerca de 20% nas vendas. Com mais de 7,5 milhões de tags ativas e presença em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil, o Sem Parar continua sua trajetória de expansão em 2025, investindo em novas soluções e na melhoria dos serviços para os motoristas.
A integração do Gringo fortalece essa estratégia, ampliando nossa base de usuários e diversificando nosso portfólio de soluções. Adicionalmente, novos serviços, como os seguros e o Sem Parar Mais, nosso plano de tag integrada ao cartão de crédito, trazem um panorama muito promissor para 2025.
Desafios dos consumidores
CM: Sobre as dificuldades, quais desafios o mercado de mobilidade traz para os consumidores? E como o Sem Parar estar trabalhando para saná-los?
O mercado de mobilidade é bastante fragmentado e o motorista precisa e busca conveniência para sua jornada. São inúmeros apps para lidar com diferentes formas de pagamento, sistemas que não convergem, a necessidade de resolver problemas de forma presencial e enfrentando filas. O Sem Parar atua exatamente nesses pontos de atrito do motorista, como no caso do Alerta de Multas, que te avisa em caso de infração; o serviço de pagamento de tributos e débitos, que economiza o tempo do motorista para regularizar a situação de seu carro; os seguros Sem Parar, que você contrata de forma 100% digital; o sistema de Zona Azul em diversas cidades, que agora você acessa diretamente pelo SuperApp Sem Parar em segundos. São alguns exemplos de desafios que o Sem Parar ajuda o motorista a superar.
O Sem Parar também tem o Free Flow, que vem crescendo bastante o Brasil e tem sido um desafio para alguns motoristas. Essa nova de utilizar o pedágio vai revolucionar a forma como dirigimos por nossas rodovias e o Sem Parar permite a melhor experiência, já que com nossa tag os motoristas têm acesso ao Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto de Usuário Frequente (DUF), e não correm risco de serem multados.
25 anos de Sem Parar
CM: O Sem Parar completa 25 anos em 2025. Haverá alguma ação da empresa para comemorar essa data?
Introduzimos o sistema de pagamentos automáticos para mobilidade no Brasil há 25 anos, e toda a evolução que o setor atravessou e continua atravessando é marcada pela nossa contribuição. No início, desenvolvemos uma solução para solucionar os gargalos nas praças de pedágios e colaboramos significativamente com as concessionárias ao modernizar os processos de cobrança. Atualmente, somos uma empresa com mais de 7,5 milhões de tags ativas e um portfólio com mais de 30 serviços. Temos muito orgulho disso! Este ano será bastante simbólico para nós; já começamos 2025 com o pé direito e há várias novidades a caminho. O melhor ainda está por vir!