Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sobre o círculo virtuoso das indicações: você conhece o “Finder”?

Sobre o círculo virtuoso das indicações: você conhece o “Finder”?

"Finder é aquele cara boa praça, bem intencionado, que pode te legitimar, indicar, orientar, abrir portas, apresentar pessoas que você precisa conhecer"

Muito se tem falado – criticamente – sobre o nepotismo, preferência em contratar amigos e conhecidos, o famoso networking e o “batido” quem indica (QI). No entanto, em tempos atuais onde o currículo já não traduz mais quem somos de verdade devido a nossa interdisciplinaridade e interesses diversos no campo do trabalho e além dela, precisamos mais do que nunca daquela “pessoa chave”, que tem o poder de te enxergar gente e suas habilidades, observar possibilidades futuras em conjunto, captar sinais que podem criar vínculos e oportunidades, estou me referindo ao finder.

Ter nas suas redes de contato esse indivíduo que possuem algumas dessas características e, que principalmente, conhece muita gente, iniciativas, projetos, empresas é no mínimo um novo caminho de inserção no mercado. Além disso, este profissional precisa ter em sua essência o poder de persuasão além de serem admirados pela sua relevância.

Apresento a vocês o novo caminho para hackear o sistema em qualquer instância. O finder é aquele cara boa praça, bem intencionado que pode te legitimar, indicar, orientar, abrir portas, apresentar pessoas que você precisa conhecer, sabe o que estou dizendo? Pois é… é gente que ganha ao ver uma aliança dar certo, porque o seu lucro está além do dinheiro, do pagamento, da verba, da porcentagem de um negócio, ele não é um lobista. Ele simplesmente acredita na economia da dádiva.

É muito mais sobre obter vantagens, as tais moedas sociais, porque quando você faz o círculo virtuoso das indicações girar você movimenta a vida de todos os envolvidos direta e indiretamente e, por conseguinte, a sua também, porque cá entre nós, dá um prazer danado em ver pessoas conseguindo crescer, progredir e encontrarem seu caminho.

O finder é aquele tipo de gente que gosta de gente, e para se sentir bem precisa que o seu entorno esteja, pelo menos, feliz em tentar algo novo, mesmo que seja apenas uma esperança de mudança, dando certo ou errado, dane-se, estamos fazendo a roda girar. E mais, possui um faro aguçado para unir pessoas que possuem ou possam vir a ter objetivos em comum, é como se fosse o Tinder personificado, mas sem aquele lance de mascarar as descrições e as fotos recheadas de filtros.

Não… a riqueza do finder é a tradução mais fidedigna das pessoas, apresentá-las de tal forma que possa traduzir verdade e relevância porque o foco está na qualidade da construção de conexões que possam frutificar e fazer diferença. Representa aquela massa de cidadãos que acredita que quanto mais a gente dá mais o universo devolve. Parece frase de auto-ajuda, mas na verdade há explicação antropológica para essa crença. Assunto para uma nova coluna.

Parcerias de trabalho, afinidades para um novo hobbie, orientações acadêmicas ou de carreira, dicas e recomendações das mais variadas naturezas que fazem a nossa vida melhor.

Se você tem esse dom ou desenvolveu esta virtude ao longo da sua experiência, procure praticar, você verá que unir forças, vontades e pessoas é uma emergência em tempos atuais. Prometo que no mínimo te fará uma pessoa mais empática, leve e aumentará sua relevância no mundo.

E se você estiver precisando de um finder na sua vida, abra seu coração, mostre este texto a um possível protagonista das conexões e torça para que tudo dê certo, uma hora a gente alcança e tudo passa fluir. Mas… se você teve a sorte de encontrar e se inserir no círculo virtuoso das indicações não deixe a roda parar, coloque energia para que ela continue girando fazendo diferença na vida de outras pessoas. A partir das micro-revoluções podemos mudar muita coisa, a primeira delas é o brilho no olhar que só a esperança pode conceder. Acredite, funciona.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]