Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cinco tendências de tecnologia e inovação para todo varejista

Cinco tendências de tecnologia e inovação para todo varejista

Feira Autocom 2019 reúne empresas com os principais lançamentos de software, players de pagamento, e-commerce e canais de distribuição

Tecnologia e inovação para o varejista são os destaques da 21ª edição da Autocom 2019. Entre os dias 2 e 4 de abril, a feira traz grandes fabricantes de hardware, software, AIDC/RFID e novas estratégias de meios de pagamento, e-commerce, canais com o cliente e startups com painéis no Expo Center Norte, em São Paulo.

A programação aborda a aplicação da inovação nos negócios, conta com espaços interativos e também tem uma agenda especial para empreendedores.

Confira cinco tendências em tecnologia e inovação para o varejo

Provador Virtual

Um aplicativo que visa facilitar a vida das pessoas, principalmente para quem tem uma rotina intensa, permitindo experimentar peças e acessórios de forma intuitiva e de maneira rápida. Essa é a proposta do provador virtual desenvolvido pela Moura.

“Lojas de roupa tinham necessidade de mostrar seus looks, então montamos um setor, totalmente separado para  ajudar a desenvolver. No painel, você experimenta uma roupa e depois mostra que você está com outra. Você pode fazer a troca das peças pelo painel e o aplicativo ainda te dá opções de outras roupas que combinam com aquela que você deseja levar”, conta Tales Boalim, representante da companhia.

Etiqueta inteligente e rastreamento de estoque

A contagem de estoques ou o rastreamento de produtos é uma das tarefas do varejista. Um dos mecanismos apresentados pela Moura, expositora na Autocom, é a identificação por radiofrequência ou RFID, do inglês Radio-Frequency IDentification.

As etiquetas especiais tem uma antena com um chip com várias informações e emite um sinal de rádio. Com o leitor de estoque, o varejista consegue saber quantas peças possui e quais as características delas. De acordo com Tales, o lojista consegue contar um estoque de dez mil peças de cinco a dez minutos, por exemplo.

Software de gestão e prevenção de problemas fiscais

Como programa de solução para problemas de gestão e de geração de cupons fiscais, a Migrate, uma das expositoras da feira, desenvolveu um painel gerencial para o varejista. Através dele, o proprietário consegue fazer a gestão de todos os PDV’s pelo próprio celular.

De acordo com Fabio Alvim, diretor de marketing da empresa, outra resolução trazida para o varejo é a plataforma de correção de documentos para validação no fisco. Com o painel, o lojista consegue gerenciar o que está parado e a movimentação dos cupons emitidos.

“A multa de cada cupom do lojista que não é validado é de R$1,4 mil. Nesse painel, o lojista consegue gerenciar o que está parado e a movimentação dos cupons emitidos. O que foi emitido em contingência, com código errado, o software conserta e realiza as modificações nos números em tempo real”, conta.

Impressora portátil

No espaço de simulação de um supermercado montado pela Epson, a empresa apresentou o “papa-fila”, uma impressora portátil que pode ser carregada pelo colaborador do local para realizar pagamentos. Segundo Mateus Larrabure, gerente de negócios da Epson, a impressora, sozinha, realiza todas as operações, dispensando a atuação de um computador.

“Ele tem um celular que escaneia os produtos antecipadamente, já coloca os produtos na sacola, lacra e entrega para o cliente um QR Code com os códigos dos produtos cadastrados. Ele leva o código, faz o pagamento e já sai com as mercadorias, sem ter que passar pela esteira, por exemplo”, explica.

Além do sistema de impressora portátil, a marca trouxe novidades como vitrine virtual, com projeções, e impressão direta em tecido para roupas.

Terminal de pagamento integrado

Um único totem que oferece todas as etapas de escolha do produto, compra e pagamento. No terminal desenvolvido pela Transire/PAX do Brasil, o próprio cliente faz o pedido, o pagamento é feito na máquina que já fica aqui no terminal, e gera uma nota com a venda completa. Para a instalação no ponto de venda, o custo é, em média, de  US$ 700, segundo representantes da desenvolvedora.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]