/
/
Cinco passos estratégicos para o rollout de sucesso

Cinco passos estratégicos para o rollout de sucesso

O rollout no varejo é um passo natural para todo varejista que deseja expandir sua rede, se manter competitivo no mercado e à frente dos seus concorrentes. Os desafios existem, mas é possível superá-los com a ajuda de bons parceiros

Por Augusto Panachão, diretor de Soluções e Tecnologia da Dimension Data

O rollout é hoje um dos principais desafios do varejo e não é difícil entender o por quê. Em um setor com margens de lucro apertadas e em constante transformação, respeitar algumas etapas é essencial para que a experiência bem-sucedida em uma loja física seja de fato bem replicada e aproveitada pelas demais unidades da sua rede.

O varejo é conhecido como o segmento que melhor reflete o atual momento econômico de um país. Quando a economia nacional vai bem, as pessoas tendem a consumir mais. Com isso, o segmento investe, contrata, expande e cresce. No entanto, diante de qualquer insegurança econômica, é natural que o desejo de compra seja reprimido, e consequentemente, o setor é impactado negativamente. Nos últimos anos, o comércio eletrônico entendeu bem a necessidade que, para sobreviver, era preciso inovar, e o faz até hoje. Agora é a vez do varejo físico passar por esse processo de transformação digital, se reinventar e oferecer novas experiências de compra para o consumidor de hoje, cada vez mais exigente. É por isso que o rollout é tão importante para o varejo.

Rolloutar significa escalar aquela tecnologia que é determinante para sua empresa. É adotá-la de maneira abrangente. É estender o que deu certo em uma loja para toda a sua rede. É amplificar os resultados finais e compartilhar os benefícios de implementação bem feita com o maior número de clientes possível.

Para isso, existem inúmeros critérios a serem considerados antes, durante e depois de um rollout. Para ajudar nesse processo, seguem 5 dicas essenciais para toda empresa:

Mineração do mercado
É preciso ter um benchmark das tecnologias existentes e saber o que está sendo feito pelos seus competidores e também pelos principais varejistas de outros países. O varejo sofre com a comprovação do ROI e consequentemente com a falta de investimento. Por isso, é essencial conhecer as alternativas, ver quais são as soluções mais aderentes ao seu negócio e, só então, investir na tecnologia determinada.

Não siga modismos
Existe hoje no mercado muitas tecnologias que confundem a cabeça do varejista, seja de infraestrutura, conectividade, analytics, inteligência artificial, entre tantas outras. No entanto, não adianta adotar tal ferramenta porque outra empresa implementou e deu certo. As organizações têm contextos e realidades diferentes e o que se aplica a uma instituição não significa necessariamente que dará certo em outra.

Invista em “peopleware”
De nada adianta investir num ambiente extremamente tecnológico se não houver investimento também em pessoas. Sabemos da importância que o hardware e o software têm para o negócio, mas o que faz a diferença mesmo para o varejo é o “peopleware”. É preciso que as equipes de vendas estejam integradas e preparadas para atender o novo consumidor. Tem que estar informado, preparado, conhecer o cliente, saber do produto. As pessoas têm de estar envolvidas para que tudo aconteça de maneira eficiente.

Faça um piloto
Não dá para pensar em “rolloutar” sem antes ter um projeto piloto. Será ele o responsável para testar tudo na prática, do planejamento a implementação. Tudo precisa ser mensurado e avaliado num determinado período de tempo para analisar se a performance apresentada é a desejada e onde é preciso aprimorar. Realizar essa Prova de Conceito (POC) é um ato imprescindível, pois é ela quem validará o ROI e ajudará o varejista a extrair o melhor da tecnologia adotada.

Tenha um bom integrador de TI
Todos os passos anteriores dependem de um bom parceiro. Em um país de grandeza continental como o Brasil, é preciso considerar as barreiras geográficas e os desafios que ela proporciona em relação à contratação, entrega e adoção das soluções. É preciso um integrador de TI com musculatura e expertise para apoiar o varejista durante todo o processo, desde a definição de um roadmap até a implementação das tecnologias escolhidas. É o bom integrador quem tem o conhecimento das tecnologias disponíveis, de quais são as mais aderentes ao seu negócio, que sabe como integrá-las de maneira adequada, que auxiliarão a tirar o melhor benefício delas, que se responsabilizará por toda entrega, implementação, treinamento e suporte das ferramentas escolhidas.

O rollout no varejo é um passo natural para todo varejista que deseja expandir sua rede, se manter competitivo no mercado e à frente dos seus concorrentes. Os desafios existem, mas é possível superá-los com a ajuda de bons parceiros. São eles quem tornarão essa jornada fluída, sem atrito, no menor tempo e custo possível.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]