Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cinco mitos e verdades sobre água seu efeito para a saúde

Cinco mitos e verdades sobre água seu efeito para a saúde

Água emagrece? Beber muita água pode matar? Conheça a resposta para as perguntas mais comuns sobre o líquido mais básico do mundo, a água

Beber água é benéfico para a saúde. Muitas dores e desconfortos, como dores de cabeça, constipação intestinal e até dores nas costas, podem ser causados por mera desidratação.

Vilões ou mocinhos? 6 alimentos saudáveis e inusitados

Com tamanha importância, criam-se também muitos mitos. Veja alguns fatos conhecidos e conheça a verdade ou mentira sobre eles.

1.    Precisamos beber oito copos de água por dia.
MITO. Embora a água seja o líquido mais fácil e econômico para se manter hidratado, a recomendação mais recente do Instituto de Medicina dos EUA é que as mulheres devem se consumir cerca de dois litros ou oito copos por dia e os homens três litros ou 12 copos por dia de qualquer fluido, não apenas água. “Ninguém sabe de onde vêm estes oito copos de água por dia, mas eu acredito que tenha vindo da antiga RDA [dose diária recomendada] para a água que combinava as necessidades de água às calorias”, observa Georgia Chavent, diretora do Programa de Nutrição e Dietética da Universidade de New Haven, em West Haven, Connecticut. “a nova exigência do Instituto de Medicina é muito mais generosa e inclui recomendações para o consumo total de bebidas, e não apenas de água”. Mesmo porque a água também é obtida por meio da alimentação.

2.    Água elimina as toxinas
RELATIVAMENTE VERDADEIRO. Embora a água não necessariamente neutralize as toxinas, os rins usam a água para se livrar de determinados resíduos. Se você não beber água suficiente, os seus rins não tem a quantidade de líquido de que precisam para fazer seu trabalho corretamente. “Se o corpo não tem água suficiente, então os resíduos metabólicos não serão removidos de forma tão eficiente como deveriam”, explica Amy Hess-Fischl, do Kovler Diabetes Center, da Universidade de Chicago. “Em essência, o corpo estaria segurando em toxinas em vez de expulsá-las, como é necessário para a boa saúde”.

Apesar disso, segundo a série do Discovery Channel, ?Comer é o Melhor Remédio?, não adianta beber mais água do que os rins podem processar. O efeito não é ?quanto menos água, menos toxinas?. Com mais água do que o suficiente, o máximo que o corpo conseguirá é uma quantidade muito maior de fluidos como urina e suor, que dispensarão o excedente.

Mitos e verdade sobre o cinto de segurança no banco de trás

3.    Água não tem sabor
RELATIVAMENTE VERDADEIRO. A água em seu estado puro não, mas como a maior parte das fontes adiciona naturalmente minerais como cálcio, magnésio e sódio, existem diferenças sutis no sabor de cada uma e nas suas propriedades e acidez.

4.    Beber muita água pode até matar
VERDADE. Um estudo realizado em 2005, publicado pelo New England Journal of Medicine, descobriu que certa de 60% dos maratonistas desenvolvem algum tipo de hiponatremia, uma condição em que o nível de sódio no sangue está anormalmente baixo pela diluição causada pela ingestão de muita água. Casos severos de hiponatremia podem levar à intoxicação por água, uma doença cujos sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômitos, urina frequente e desorientação mental.

Nos humanos, os rins controlam a quantidade de água, sal e outros elementos solúveis filtrando o sangue. Quando uma pessoa bebe mais água do que o necessário em um curto período de tempo, os rins não conseguem processá-la suficientemente rápido e o sangue começa a ficar saturado de água. Atraída para as regiões onde a concentração de sal e outras substâncias dissolvidas é maior, o excesso de água deixa o sangue e, finalmente, entra nas células, que incham como balões para acomodá-la. A maioria das células são suficientemente flexíveis para isso, como gordura e músculos, mas não os neurônios. As células do cérebro têm um invólucro rígido, o crânio, e precisam dividir esse espaço com o sangue e o fluido cerebrospinal, como explica Wolfgang Liedtke, neurocientista clínico da Duke University Medical Center. “Dentro do crânio há quase nenhum espaço para que qualquer coisa expanda?, diz As consequências do edema cerebral são convulsões, coma, insuficiência respiratória, hérnia cerebral e morte.

Os 10 maiores mitos da indústria sobre alimentação saudável

5.    Água ajuda a emagrecer
VERDADE. Beber água não faz perder peso, mas pode auxiliar no processo. A água substitui outras bebidas calóricas na dieta, o que reduz o número total de calorias consumidas. Além disso, pode aumentar a sensação de saciedade, assim você pode comer menos em cada refeição. Água, especialmente gelada, pode aumentar seu metabolismo. “Um novo estudo parece indicar que a água potável realmente acelera a perda de peso”, diz Tanya Zuckerbrot, da Tanya Zuckerbrot Nutrition, LLC, em Nova York. “Pesquisadores na Alemanha descobriram que  indivíduos de um estudo aumentaram suas taxas metabólicas [ou a taxa na qual as calorias são queimadas] em 30 por cento depois de beber cerca de 17 litros de água.”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]