O uso massivo de dispositivos eletrônicos tem impulsionado o crescimento dos pagamentos digitais. E com as transações acontecendo cada vez mais online, é essencial, para o consumidor, contar com soluções seguras e eficientes para realizar pagamentos de forma prática e confiável. Desse modo, para as instituições, é dever oferecer segurança ao cliente, tanto no caixa eletrônico quanto no atendimento digital.
Nesse ínterim, uma das tecnologias que vem ganhando destaque é a inteligência artificial, mais especificamente os assistentes virtuais baseados na IA. E é nesse contexto que o ChatGPT começa a se destacar como uma ferramenta promissora para auxiliar em pagamentos digitais.
Com a capacidade de compreender e gerar respostas em linguagem natural, o ChatGPT pode ser integrado às plataformas de pagamentos digitais para oferecer suporte e responder às dúvidas dos usuários de forma rápida e eficiente. Em resumo, a inovação se utiliza da tecnologia de Processamento de Linguagem Natural para entender as necessidades dos usuários e fornecer uma experiência personalizada.
Pagamento inovador
Por certo, o ChatGPT pode ajudar desde orientações básicas até processos mais complexos, como realizar transações, consultar saldo, alterar informações cadastrais e solucionar problemas técnicos. Quem explica melhor é Sandor Caetano, Chief Data Officer (CDO) do PicPay, aplicativo de serviços financeiros que oferece diversos produtos, como empréstimo, parcelamento, cartão de crédito, transferências internacionais e diversas soluções para pessoas jurídicas: “Um dos nossos cases mais avançados é o atendimento que utiliza a tecnologia do ChatGPT. Estamos na vanguarda dessa inovação, com respostas rápidas e contextualizadas, permitindo que o usuário tenha uma experiência cada vez mais personalizada”.
Em síntese, o casamento “IA + pagamento” é útil para organização e transparência de dados aos clientes.
A aliança funciona da seguinte forma: ao manter todos os dispêndios registrados, a pessoa pode perguntar, no próprio chat do PicPay, qual foi o dispêndio anual com a escola do filho durante um ano ou sobre o valor gasto com a manutenção do carro. E ela terá a resposta, bem rapidamente. “Mesmo que essa informação nem sempre esteja óbvio nos boletos, a IA consegue identificar as contas que correspondem à dúvida do usuário e informar a soma exata”, explica Sandor Caetano.
IA de olho no pagamento e aumento das contas
No chat do PicPay, também é possível perguntar quanto foi o aumento na conta de luz, água, internet ou celular. São aplicações que usam a tecnologia para tornar o dia a dia mais simples e complementam perfeitamente o ecossistema de serviços financeiros. “Nosso foco é trazer praticidade, com transações cada vez mais rápidas e seguras. Quando a IA oferece um atendimento ágil e personalizado em escala, avalia e responde dúvidas sobre contas e dispêndios e, em breve, passa a se transformar em um assistente para tarefas envolvendo serviços financeiros, a tecnologia muda toda a dinâmica do dia a dia”, esclarece o CDO do PicPay.
Outro caso de revolução do uso da Inteligência Artificial nos meios de pagamento é que o cliente já pode pedir o código de barras de um boleto e a IA já devolve o código de barras copiado e pergunta “quer pagar?”. Certamente, a pessoa consegue resolver tudo em poucos cliques.
Segurança
Ademais, o ChatGPT pode contribuir para a segurança das transações digitais. Ele pode ser programado para reconhecer possíveis fraudes e alertar os usuários, aumentando a proteção contra golpes e atividades suspeitas.
Com a capacidade de analisar informações em tempo real, o assistente virtual pode identificar comportamentos fora do padrão e fornecer recomendações para evitar possíveis problemas. “Estamos sempre investindo em monitorar os sistemas internos. E, inegavelmente, conseguimos tornar as transações cada vez mais seguras para o usuário, além de proteger suas respectivas contas. Isso é fundamental quando se lida com dinheiro e essa é uma das áreas em que mais apostamos no uso de IA no PicPay, justamente porque entendemos que segurança é um dos principais atributos que o cliente considera ao escolher um app de serviços financeiros”, conta Sandor Caetano.
Dessa forma, para o especialista, uma das principais vantagens do uso do ChatGPT em pagamentos digitais é a possibilidade de oferecer um atendimento personalizado e disponível 24 horas por dia. Ao contrário de um serviço de atendimento humano, o assistente virtual não possui limitações de horário e pode lidar com múltiplos usuários simultaneamente, garantindo uma experiência mais ágil e conveniente para todos.
A integração do ChatGPT em pagamentos digitais também é beneficial para as empresas, pois reduz a necessidade de recursos humanos para atendimento ao cliente, diminuindo custos operacionais. Além disso, o assistente virtual pode coletar dados valiosos sobre as preferências e necessidades dos usuários. E a consequência, para os negócios, é a possibilidade de ofertar soluções personalizadas e melhorar seus produtos e serviços.
Tendência promissora
Em conclusão, o uso do ChatGPT em pagamentos digitais é uma tendência promissora que pode trazer vantagens tanto para os usuários quanto para as empresas. Tudo porque, com sua capacidade de atendimento personalizado, disponibilidade 24 horas por dia e análise em tempo real, o assistente virtual pode oferecer uma experiência mais conveniente, segura e eficiente para todos os envolvidos no processo de pagamento digital.
O PicPay nasceu em 2012 como um “embrião” do Pix, oferecendo a possibilidade de transferir dinheiro entre pessoas pelo celular. “De lá para cá, nossa visão de que o futuro do dinheiro seria mobile e instantâneo se consolidou. No futuro, a experiência do usuário é que vai dar as cartas. É por isso que, cada vez mais, a IA deve ter um papel central na dinâmica que envolve como lidamos com dinheiro. E ela será útil, em especial, para nos “libertar” das pequenas tarefas do dia a dia, automatizando e facilitando muita coisa. Em síntese, quem sair na frente e oferecer a melhor usabilidade, com segurança, vai sair ganhando”, finaliza o CDO do PicPay.
O Grupo Padrão realizará o IA + CX, que abordará o tema “O futuro dos meios de pagamento sobre a ótica da IA“. O principal propósito do evento é analisar e mostrar as principais tendências da Inteligência Artificial e do Customer Experience.
O IA + CX ocorrerá no dia 23 de abril de 2024, na Casa Traffô, localizada na Rua Gomes de Carvalho, 560, em São Paulo/SP. Para saber mais sobre a programação completa, acesse: Programação – IA + CX – Inteligência Artificial + Customer Experience (consumidormoderno.com.br).