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Fraudes: No Brasil, 6 em cada 10 acontecem por meio dos celulares

Fraudes: No Brasil, 6 em cada 10 acontecem por meio dos celulares

Claro, Embratel e Infobip se unem para reduzir golpes no país

Diversos fatores contribuem para o aumento das fraudes móveis, incluindo a falta de conscientização dos usuários, vulnerabilidades nos aplicativos e sistemas operacionais, além do crescimento exponencial do comércio eletrônico. Estratégias de prevenção, como a adoção de autenticação de dois fatores, atualizações regulares de segurança e a conscientização educação do usuário, são fundamentais para diminuir essas ameaças.

Pensar formas de resolver problemas de fraude torna-se uma prioridade para grandes empresas de telecomunicações — dado que também é uma preocupação de 74% dos consumidores, que identificaram a segurança como aspecto crucial de suas vidas online.  

É em meio a esse cenário desafiador que a Claro, Embratel e Infobip se uniram para promover uma maior proteção aos usuários. Essas empresas de telecomunicações lançaram no mercado brasileiro um conjunto de soluções para validação de identidade e antifraude, chamado Mobile Identity (MI).

Giovanna Dominiqui, gerente regional na América do Sul da Infobip, explica que essa ação visa garantir mais segurança: “O principal objetivo da iniciativa é aumentar a segurança de marcas e consumidores, reduzindo assim potenciais riscos de fraude em um país onde os usuários de smartphones tem como uma de suas principais preocupações a segurança no meio digital”.

Esse movimento estratégico promete transformar a segurança e eficiência das transações móveis, essas empresas apresentaram um avançado recurso de Verificação Móvel Silenciosa (SMV, do inglês Silent Mobile Verification).

O Que é a Verificação Móvel Silenciosa (SMV)?

A Verificação Móvel Silenciosa é um recurso para autenticação de usuários em dispositivos móveis. Em parceria com a Infobip, a Claro e a Embratel implementaram o SMV para oferecer soluções de verificação eficientes, garantindo a autenticidade dos dados do usuário em questão de segundos. Este método visa tornar as transações móveis mais seguras e sem atrito.

Essa parceria vem com a promessa de simplificar e agilizar a verificação de dados do usuário em smartphones, especialmente beneficiando as empresas de comércio eletrônico. Outras vantagens incluem:

 •      Segurança aprimorada: além de uma experiência aprimorada do cliente, o SMV também fornece mais segurança ao usuário, pois a autenticação é baseada em um SIM seguro e criptografado. A autenticação também é mais segura, pois está vinculada ao número do dispositivo móvel à prova de violação, protegendo consumidores contra fraudes causadas por phishing ou engenharia social, por exemplo.

•      Experiência aprimorada do cliente: Com SMV, é possível tornar o processo de autenticação invisível para o usuário, reduzindo as etapas de verificação e proporcionando uma experiência mais tranquila. Outra vantagem é o tempo de transação reduzido em segundos, em oposição aos minutos necessários para autenticações SMS OTP.

•      Taxas de conversão aprimoradas: com maior conveniência do usuário, melhor experiência do cliente e redução de perdas por fraude, a SMV se destaca como uma opção para as operadoras alcançarem maiores taxas de conversão e geração de receita.

Experiência de transação

“Quase metade dos nascidos entre 1980 e 1996 são mais dispostos a realizar transações on-line se o processo for simplificado e seguro. Portanto, precisamos diminuir este gap e oferecer uma experiência de transação segura e perfeita”, comenta Ageu Dantas Junior, head da Claro Data Analytics. “Com a solução Silent Mobile Verification e nossa expertise no setor de telecomunicações brasileiro, podemos identificar riscos de fraudes móveis atuais e emergentes, proteger os usuários e melhorar nossos resultados.”

Além da Verificação Móvel Silenciosa, as três empresas desenvolveram outras soluções para o combate à fraude nos ecossistemas móveis, como a Validação de CPF e SIM SWAP, este último um sistema de detecção precoce de troca de SIM, que combate fraudes, limpa a base de assinantes e melhora o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

“As soluções que oferecemos para o mercado corporativo em parceria com Claro e Infobip trazem maior segurança às empresas e reduzem possíveis fraudes eletrônicas em transações financeiras, por exemplo, bem como no acesso a sites e aplicativos via celular”, detalha João Del Nero, gerente de vendas de Data Analytics da Embratel. Cumprindo os regulamentos globais de proteção de dados, as ferramentas também oferecem um mecanismo seguro para cruzar rapidamente informações do usuário, como números de registro pessoal, com a operadora móvel.



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