O PicPay Shop, marketplace recentemente batizado, está batendo recordes com aproximadamente 115 vendas por segundo, e registrou um crescimento de 36% no volume bruto de vendas (GMV) em sites parceiros no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com 330 lojas disponíveis, o negócio registra mais de 2,5 milhões de usuários únicos transacionando mensalmente e dá as boas-vindas a mais 200 mil clientes todos os meses.
“Nosso principal diferencial é o valor do ecossistema PicPay como um todo. O cliente do Shop já utiliza o app para gerenciar as finanças, pagar contas e fazer compras. Aliamos essa facilidade e comodidade a uma segmentação que nos permite entender profundamente cada perfil de cliente e atuar, por exemplo, com a personalização do cashback, por meio de ofertas direcionadas para a necessidade de cada usuário”, explica Rita Cunha Lemos, executiva que lidera a PicPay Shop.
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A PicPay Shop tem buscado diversificar as categorias de produtos e integrado novos parceiros, além de expandir para outros segmentos, como o de viagens, ao passar a oferecer passagens aéreas. O objetivo é oferecer a melhor experiência aos mais de 33 milhões de usuários e permitir que todos tenham autonomia para resolver tudo o que precisam diretamente pelo app.
“Queremos que o usuário veja o Shop como um hub de compras: aquele lugar em que arremata tudo que precisa, mas com muito mais vantagens e praticidade. Essa estratégia também é fundamental para ajudar o PicPay a se consolidar como principal conta dos clientes”, destaca Rita.
Marketplace é baseado no interesse dos consumidores
O marketplace permite que os usuários comprem com vantagens exclusivas em sites parceiros, como cashback — já foram distribuídos mais de R$ 100 milhões desde a criação do Shop, em 2019.
Além de ter acesso às melhores lojas do Brasil pelo Shop, os clientes ainda podem adquirir produtos como gift cards de apps de delivery ou transporte e para games. Também é possível fazer recarga de celular pelo app.
Entre as novidades mais recentes, o Shop lançou uma extensão para Google Chrome que permite comprar com cashback também pelo navegador. “É mais uma maneira de agregar valor para o nosso usuário, que ganha a opção de aproveitar os benefícios também no e-commerce”, ressalta a executiva.
Os consumidores fazem parte do processo de definição do portfólio do hub de compras, com a diversificação de produtos e serviços disponíveis que engajem os usuários no marketplace. “Para isso, prezamos por duas coisas. Em primeiro lugar, entender o que é mais relevante para a nossa base e para cada perfil de cliente, observando qual segmento e produtos são mais buscados e consumidos. Fazemos isso diretamente através de pesquisas com a nossa base de clientes e também criando modelos mais sofisticados de propensão de consumo baseados no comportamento dos nossos milhões de clientes”, explica Rita.
Em outra ponta, análises de mercado dos principais players e das premissas econômicas dessas parcerias fomentam a decisão para complementar a oferta aos consumidores, de modo que a proposta de valor da PicPay Shop e seu portfólio se fortaleçam.
“Um dos nossos objetivos, por exemplo, é ampliar a atuação em segmentos do dia a dia e que trazem bastante recorrência, como mercado, farmácia e pet. É parte da nossa estratégia de nos posicionar como o hub de compras em que o cliente pode adquirir aquilo que já precisa e ainda ter vantagens exclusivas, destaca.
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