/
/
ChatGPT e o atendimento ao cliente: o que está por vir?

ChatGPT e o atendimento ao cliente: o que está por vir?

O uso de Inteligência Artificial para o atendimento ao cliente promete construir jornadas de experiência cada vez mais fluídas e resolutivas

Se você está entre os 110 milhões de usuários que já testaram o ChatGPT, deve imaginar o impacto que a evolução da Inteligência Artificial (IA) pode trazer para o dia a dia. Principalmente pela capacidade conversacional que a solução da Open.AI apresenta.

Quando se trata da área de atendimento ao cliente, então, as possibilidades são infinitas. Mas uma coisa é certa: as novas tecnologias tornarão as jornadas de experiência cada vez mais fluídas e resolutivas, a partir de uma digitalização que traz naturalidade e características humanas.

Seja por meio do ChatGPT ou de outras IAs generativas que estão sendo desenvolvidas, como o Bard AI do Google ou o LLaMa da Meta, o atendimento ao cliente será revolucionado. E muitas empresas já estão testando de desenvolvendo soluções nesse sentido.

“Estamos vivendo a primavera das IAs. A tecnologia alcançou um limite de ruptura e está entregando soluções que realmente fazem a diferença. Não consigo imaginar o modelo de atendimento que é feito hoje daqui a cinco anos. Já existe tecnologia para essa revolução, a questão é saber quando ela vai acontecer de fato”, afirma Junior Rios, diretor de Inovação da Callink.

Na prática, a promessa é que o ChatGPT substitua em até 75% o efetivo de um call center. Para o executivo, isso é plenamente possível desde que seja criada uma base de conhecimento para alimentar a IA, que, com sua capacidade de leitura de contexto, poderá entregar um resultado semelhante ou melhor do que os atendentes humanos.

Um teste preliminar feito pela Callink para entender as possibilidades do uso da nova tecnologia no dia a dia comprovou o potencial. Foi transferido de agentes humanos para o ChatGPT um processo de leitura de informações e elaboração de resposta para um questionário com 58 perguntas. Delas, 20 foram respondidas satisfatoriamente. As outras 38 necessitavam de pequenos ajustes. Tudo isso com mais agilidade e a um custo menor.

“Estamos vivendo a primavera das IAs. A tecnologia alcançou um limite de ruptura e está entregando soluções que realmente fazem a diferença.” – Junior Rios, diretor de Inovação da Callink. 

O ChatGPT dentro da estrutura de atendimento

Outras situações estão sendo testadas, permitindo o desenvolvimento de soluções. Junior Rios destaca que, atualmente, o ChatGPT desempenha muito bem algumas funções dentro da área de atendimento ao cliente: análise de sentimento, interpretação e resumo de contexto, e tokenização.

Em outras palavras, a IA tem a capacidade de compreender se o cliente está satisfeito ou não e o porquê disso. Além de poder analisar as informações e sugerir ações para resolver situações ou evitar que determinado problema volte a ocorrer.

“Mas, eu não acredito que, sozinho, o ChatGPT vai conseguir resolver muita coisa. Ele não é o ator principal, ele é um back office. Ele será somado a outras tecnologias para construir o futuro do atendimento”, alerta Rios.

O executivo traz como exemplo o melhor uso da análise de contexto por parte da IA. Unindo-a à biometria de voz, seria possível criar um banco com diversos tipos de voz e deixar a tecnologia optar pelo mais adequado de acordo com o momento identificado do cliente. Isso traz para a experiência digital algo semelhante à neurociência utilizada por lojas físicas ao fazer uso de cheiros específicos para atrair clientes.

“As tecnologias vão mudar o atendimento, mas ele nunca vai deixar de ser emocional. E talvez agora a gente tenha todos os elementos possíveis para começar a ter uma gestão emocional, algo que antes não conseguíamos.

Quem sabe no futuro tenhamos uma célula de atendimento dividida em sentimento do cliente. Os insatisfeitos em um grupo, os decepcionados em outro, os felizes em outro. Com planos de ações específicos para cada um. Tudo é possível”, conjectura Junior Rios.

Possibilidades infinitas

O maior desafio das empresas atualmente é acompanhar a evolução quase que diária das tecnologias e identificar os melhores casos de uso. Tendo sempre como principais objetivos o ganho em produtividade, eficiência, melhora da experiência do consumidor e custo-benefício.

Para isso, Junior Rios afirma que o caminho é experimentar. Entender os processos do dia a dia, testar e não criar apego às ideias. Porque as tecnologias mudam, evoluem, e as soluções precisam acompanhá-las.

Foi a partir dessa estratégia que a Callink criou a solução intitulada Maestro. “Sempre identificamos uma demanda não atendida por parte das empresas-clientes no que tange a textos não estruturados. Ou seja, e-mails, reclamações em órgãos de regulação, retorno de SMS, redes sociais, entre outros. Essa base de dados sempre foi marginalizada porque é difícil dar contexto.

A partir disso, desenvolvemos uma solução que recolhe esses dados massificados de forma industrial, processa e, através de uma regra de negócio aberta, nos permite testar várias hipóteses. Ao ponto de estruturar as informações e usá-las a nível de tomadas de decisão. É uma API que usa ChatGPT e que pode ser uma solução agnóstica, ao possibilitar embarcar outras tecnologias que sejam complementares”, explica o Junior Rios.

Nesse sentido, o atendimento ganha em personalização, em assertividade e em eficiência. Além de oferecer uma experiência cada vez mais conversacional e capaz de criar relacionamentos duradouros com os clientes. Ainda que os próximos passos guiados pela tecnologia sejam imprevisíveis, a mudança já começou.


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]