/
/
Cesta Básica ficou mais cara em São Paulo e em todo o país em 2022

Cesta Básica ficou mais cara em São Paulo e em todo o país em 2022

Valor da cesta básica em São Paulo aumentou quase 15%, segundo o Procon. Ítens de limpeza, higiene e alimentos ficaram mais caros

O valor da cesta básica em São Paulo aumentou quase 15% em 2022, segundo uma pesquisa feita pelo Procon-SP. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, o preço da cesta paulistana passou de R $1.088,00 em dezembro de 2021 para R $1.247,04 em dezembro de 2022. Os ítens que ficaram mais caros foram a cebola, com aumento de 184,42%; a batata, 53,54%; a farinha de mandioca,  39,24%; o sabão em barra, 65,25%; e o sabonete, 46,24%.

Olhando para a cesta básica como um todo, o maior aumento foi identificado nos produtos de limpeza, em que os preços subiram 28,65%. Em seguida, aparecem os ítens de higiene, que tiveram um aumento de 25,60%. E, por fim, os alimentos, que aumentaram 12,81%: dos 28 pesquisados, 24 registraram alta nos valores médios.

Os ítens do grupo “Alimentação”, em dezembro de 2021, custavam R$ 947,86 e em dezembro de 2022, R$ 1.069,30; os gastos médios com os itens de “Higiene” eram de R$ 83,74 e aumentaram para R$ 105,18; já os produtos do grupo “Limpeza” custavam R$ 56,40 e aumentaram para R$ 72,56.

De acordo com o Procon-SP, os motivos encontrados que justificam as oscilações nos preços dos produtos da cesta básica são inúmeros, tais como: problemas climáticos, questões sazonais, excesso ou escassez de oferta ou demanda pelos produtos, preços das commodities, variações cambiais, formação de estoques, desonerações de tributos, entre outros.

No caso do pacote de café, por exemplo, que registrou um aumento de 24,94% no preço médio, o encarecimento foi consequência das dificuldades logísticas e dos altos preços dos insumos, segundo a análise feita pelo Procon. O pacote de 500 gramas passou de R$ 12,39, em dezembro de 2021, para R$ 15,48, em dezembro de 2022.

Em 2022, quatro produtos apresentaram variações negativas: carne de segunda(-3,78%), açúcar (-3,48%), carne de primeira (-2,05%), linguiça (-0,24%).

Valor da cesta básica aumento em todo o país

Um levantamento feito em 2022, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESEE) mostrou que o valor da cesta básica aumentou em todas as 17 capitais que participam mensalmente da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. As altas mais expressivas, quando se compara dezembro de 2021 com o mesmo mês de 2022, foram registradas em Goiânia (17,98%), Brasília (17,25%), Campo Grande (16,03%) e Belo Horizonte (15,06%).

Entre novembro e dezembro de 2022, o valor da cesta subiu em 14 cidades, com destaque para Fortaleza (3,70%), Salvador (3,64%) e Natal (3,07%). Em dezembro de 2022, o maior custo do conjunto de bens alimentícios básicos foi observado em São Paulo (R$ 791,29), depois em Florianópolis (R$ 769,19) e Porto Alegre (R$ 765,63).


+ Notícias

“Vilania” dos planos de saúde e a distância da ANS dos consumidores

Será que dá para gastar menos na hora de comprar material escolar?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]