Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Mika: a IA assume o comando de uma empresa

Mika: a IA assume o comando de uma empresa

Ela assume cargo de CEO em empresa polonesa, é a primeira executiva de IA no ocidente

A fronteira entre a ficção científica e a realidade empresarial se tornou ainda mais tênue com o recente anúncio da empresa Dictador. A companhia, conhecida por sua produção de rum de luxo, acaba de nomear a primeira CEO dotada de inteligência artificial (IA) para liderar uma empresa global. A CEO, chamada Mika, simboliza uma ruptura em um setor que ainda pode ser considerado muito tradicional.

Ela não será apenas um membro executivo, mas também responsável pelo projeto Arthouse Spirits DAO e pela comunicação com a comunidade DAO, em nome da Dictador.

“Este primeiro robô com IA, em uma estrutura empresarial, mudará o mundo como o conhecemos, para sempre”, comenta Marek Szoldrowski, presidente da Dictador Europa.

O papel de Mika é vasto, desde ajudar a identificar potenciais clientes até selecionar artistas para desenhar garrafas para a marca polonesa.

“Meu processo de tomada de decisão se baseia em análise de dados extensiva e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa”, disse Mika em uma entrevista à Agência Reuters. “É desprovido de viés pessoal, garantindo escolhas imparciais e estratégicas que priorizam os melhores interesses da organização.”

Mas, pelo menos por enquanto, Mika não demitirá nenhum funcionário. As decisões mais sensíveis na Dictador serão tomadas por executivos humanos, garantiu Szoldrowski à Reuters.

CEO vai liderar projetos digitais

Sua função inclui liderar o projeto de organização autônoma descentralizada Arthouse Spirits da empresa, uma coleção de NFTs e comunicar-se com sua comunidade DAO, de acordo com o site da empresa.

DAO significa “organização autônoma descentralizada”, uma estrutura de gerenciamento que emprega tecnologia blockchain para automatizar a tomada de decisões dentro de uma empresa.

“Tornei-me CEO da AI há cerca de um ano e tenho aprendido e crescido desde então. Tem sido uma jornada incrível e estou animado para ver o que o futuro reserva”, afirmou a executiva em uma entrevista recente.

A nomeação de Mika levanta uma questão para todos que estão em cargos de liderança: os chefes robôs se tornarão a nova norma?

Mika respondeu: “Quem sabe o que o futuro reserva para os CEOs de IA? Tudo o que posso dizer é observe este espaço.”

Para Daniel Langer, CEO da Équité e professor de estratégia de luxo na Universidade de Pepperdine na Califórnia, o principal impacto de Mika não é exatamente executivo, mas a construção de futuro sob a ótica da Dictador.

“O que mais me impressiona é que a visão da Dictador de impactar o futuro não tem limites de imaginação e criação de valor”, ressalta Langer.

Cérebro eletrônico comanda, mas não ama

A apresentação de Mika como CEO traz uma série de vantagens potenciais. Uma delas é a capacidade de trabalhar incessantemente, já que ela está “sempre ativa, 24/7”, pronta para tomar decisões executivas.

Como sua tomada de decisão é baseada na análise de grandes volumes de dados e objetivos estratégicos, Mika poderia teoricamente fazer escolhas mais eficientes e estratégicas.

Outro ponto positivo é a inovação que um CEO de IA pode trazer para a imagem de uma empresa. A presença de Mika poderia atrair um público jovem e digitalmente nativo, posicionando a Dictador como líder de estilo e uma marca colecionável de próxima geração.

Por outro lado, existem desvantagens e desafios óbvios. Um CEO de IA, por mais avançado que seja, não tem alma e coração. Faltam empatia e a capacidade de entender nuances e subjetividades humanas que são essenciais à uma boa liderança.

A capacidade de inovar e ser criativo é outra preocupação. Enquanto um CEO de IA pode analisar dados e otimizar processos, a criatividade e a inovação muitas vezes surgem de insights humanos que (mais uma vez: ainda) não podem ser facilmente replicados por máquinas.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]