A rede chilena Cencosud muda comando no Brasil e coloca Cristián Gutierrez Maurer como gerente-geral no País, no lugar de Sílvio Pedra, que passa agora a integrar o Conselhoe de Administração do Grupo no Brasil.
A ideia, segundo a empresa, é reforçar a governança corporativa da operação e fomentar o crescimento no País. Gutierrez atuava como gerente comercial regional de Supermercados e ingressou no Cencosud em 2009, como gerente regional de marcas próprias.
Como objetivo, o novo gerente-geral da rede no Brasil deverá aprofundar as mudanças do novo modelo de governança recentemente definido para o Cencosud no País.
Entre os desafios, segundo o Cencosud, está desenvolver as marcas do Grupo “com propostas de valor atrativas e em sintonia com os consumidores locais e promover melhorias de rentabilidade e crescimento”. Gutierrez também deve continuar com as adaptações necessárias para operar no Brasil.
A proposta de consolidar a operação no País vem em boa hora, uma vez que o desempenho no mercado brasileiro da rede tem ficado atrás da concorrência, e é prioridade antes de dar qualquer passo, como já afirmou o CEO da empresa, Horst Paulmann. “Sempre analisamos as possibilidades, mas nosso foco está em aumentar nossa eficiência”, afirmou em evento em São Paulo, na semana passada.
O Cencosud chegou ao Brasil com a compra da rede sergipana GBarbosa, em 2007, por cerca de US$ 380 milhões, e de lá para cá investiu na compra das redes Bretas, Prezunic, Perini e Super Família, crescendo até ocupar a quarta posição no ranking nacional do setor supermercadista, com um faturamento de quase R$ 9 bilhões em 2013.
Imagem: Shutterstock
Leia mais
Cencosud descarta aquisições no Brasil
As 10 maiores varejistas do País
Brasil cai no ranking dos mais atraentes para investir, mas ainda é promissor