Ainda visto como a bola da vez em muitos países do mercado internacional, seja pelos itens que produz seja como opção para investimentos, o Brasil tem uma imagem com altos e baixos, dependendo do cenário econômico interno e externo.
Essa flutuação também é vista internamente. As empresas brasileiras com atuação internacional se dividem sobre a imagem do Brasil e o impacto que essa marca tem nos negócios, como se vê no infográfico abaixo, que teve como base o Ranking das Multinacionais Brasileiras 2014, da Fundação Dom Cabral.
Segundo o estudo, embora 90% das companhias considerem a imagem do Brasil positiva ou muito positiva, há quem considere ela negativa – pouco mais de 6%. Segundo a FDC, grande parte dessas empresas é dos setores de alimentos e tecnologia da informação.
O estudo também avaliou que embora a imagem do Brasil seja percebida como positiva para as empresas brasileiras, elas creditam o sucesso internacional às marcas próprias, da empresa, e não ao fato de a companhia ser brasileira.
Para 15,9% das entrevistadas, as marcas próprias são “muito mais relevantes” para o negócio do que a “marca Brasil”, ao passo que 33,3% considera as marcas próprias “mais relevantes”. Outros 33,3% avaliam que as marcas próprias têm relevância igual à “marca Brasil”.
Por outro lado, a marca Brasil é considerada “mais relevante” do que as marcas próprias para 11,1% e para 6,3% ela é “muito mais relevante”.
Infográfico: Fernanda Pelizon / Conhecimento e Conteúdo Grupo Padrão
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