O grupo supermercadista chileno Cencosud, sétimo maior varejista do Brasil com faturamento líquido de R$ 8,88 bilhões em 2014, segundo o Ranking NOVAREJO Brasileiro, fechou o segundo trimestre do ano com uma queda de 5,3% em suas vendas totais, para R$ 2,04 bilhões. A empresa fechou o semestre com recuo de 4,4% nas vendas na comparação anual, para R$ 4,21 bilhões.
Considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses, o resultado foi um pouco pior, com declínio de 6,8% no trimestre. O desempenho, segundo a varejista, foi impactado pela desaceleração da economia e por uma base mais forte de comparação em não-alimentos, devido às compras pré-Copa do Mundo. Em não-alimentos, a empresa teve uma queda de dois dígitos nas vendas, parcialmente compensada por uma melhora na estratégia de preços e gestão de categorias.
A empresa, com 222 pontos de venda no Brasil, afirma continuar comprometida com o mercado nacional e neste ano tomou providências para fortalecer sua posição no País, como o pagamento antecipado de dívidas (por meio de um aporte da matriz) após a colocação bem sucedida de um bônus internacional de US$ 1 bilhão com pagamento em 10 a 30 anos.
Em seu relatório de resultados, a Cencosud destacou o crescimento de 375 pontos-base em sua margem bruta na operação brasileira, devido a melhores negociações com fornecedores e uma estratégia de preços mais ajustada à realidade nacional. A empresa também diminuiu seus custos com a redução de 5,9% no quadro de funcionários nos últimos 12 meses, para 31.778 pessoas, em uma medida que visa o aumento da eficiência das lojas. Com isso, o resultado operacional subiu 59% no Brasil e a margem avançou 183 pontos-base.
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