O Cencosud, o maior varejista da América Latina, transferiu R$ 350 milhões para a operação brasileira. A ideia, segundo a companhia, é tentar zerar as dívidas da empresa com bancos brasileiros.
A mudança da dívida local para intercompany, segundo a rede, mitiga a exposição aos altos juros do mercado brasileiro. Os recursos advêm do R$ 1 bilhão que a holding chilena captou no mercado internacional no mês passado com a emissão de bônus com vencimento em 10 e 30 anos – coisa rara no mercado.
O Grupo Cencosud está no Brasil desde 2007 com as bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. E tem anunciado frequentes mudanças na operação brasileira.
Uma delas é o aumento nos investimentos com as marcas próprias da companhia. A expectativa é triplicar o faturamento da linha Prezunic com novos 300 itens até o fim do ano.
A empresa também trocou, no ano passado, o presidente da companhia no Brasil, colocando Cristián Gutierrez Maurer como gerente-geral no País, no lugar de Sílvio Pedra.
Leia mais