A Cencosud, quarta maior rede de supermercados do País, descarta ir às compras no futuro próximo. Para o CEO da empresa, Horst Paulmann, o momento é de organizar suas operações no Brasil. O executivo, um dos palestrantes da Convenção Anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece até amanhã em Atibaia (SP), disse à imprensa que está atento às oportunidades de mercado, mas não acredita em grandes aquisições. “Sempre analisamos as possibilidades, mas nosso foco está em aumentar nossa eficiência”, afirmou.
Paulmann admitiu que esse aumento de eficiência passa por uma descentralização da estrutura, visando contemplar as diferentes realidades regionais, que fazem do Brasil, em suas palavras, “vários países dentro de um mesmo país”. A Cencosud chegou ao Brasil com a compra da rede sergipana GBarbosa, em 2007, por cerca de US$ 380 milhões, e de lá para cá investiu na compra das redes Bretas, Prezunic, Perini e Super Família, crescendo até ocupar a quarta posição no ranking nacional do setor supermercadista, com um faturamento de quase R$ 9 bilhões em 2013.
O desempenho no mercado brasileiro, porém, tem ficado atrás da concorrência (crescimento de apenas 0,9% no ano passado) e mesmo da expansão da companhia em outros países, uma vez que a operação local representa hoje 26% das receitas do grupo, contra 31% em 2012. Para Paulmann, porém, o desempenho fraco é algo circunstancial. “Nossos principais concorrentes são empresas que estão no Brasil há mais de 25 anos. Chegamos há apenas sete e ainda estamos aprendendo a lidar com o consumidor brasileiro”, afirma.
A Cencosud chegou ao Brasil com a compra da rede sergipana GBarbosa, em 2007
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