/
/
Supermercados crescerão apenas 1,9% em 2014

Supermercados crescerão apenas 1,9% em 2014

Bolso do consumidor encolheu. Em 2013, setor cresceu 5,36%. Para o ano que vem, projeção é de +2,5%

O setor de supermercados crescerá 1,9% em 2014 e 2,5% em 2015, segundo estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgada na tarde desta terça (16).

O índice para o segundo semestre elevou levemente as expectativas para este ano (que eram de +1,48%) e que já haviam sido revisadas em agosto (no começo do ano, aumento esperado era de +3%). No ano passado, o setor cresceu 5,36%

Para o presidente da entidade, Fernando Yamada, o importante é que o setor cresça acima do PIB e aposta em uma taxa de desemprego estável e um reajuste do salário mínimo maior que 2014 para que os supermercados se mantenham competitivos. ?Precisamos acreditar na força do mercado interno para enfrentar esse período difícil?, afirmou.

Consultorias

Números já trabalham com a deflação calculada pelo IPCA/IBGE e foram divulgados durante a convenção nacional do setor em Atibaia, que vai até a quinta-feira (18). Durante o evento, a Kantar Worldpanel demonstrou que o consumo de bens de alto consumo cresceu 4,4% no primeiro semestre de 2014, voltando a um patamar registrado dois anos atrás.

Para a consultoria, a frequência de compra vêm sendo reduzida sistematicamente principalmente nas classes mais baixas (que sustentaram por tanto tempo o consumo no País), aumentando o número de itens comprados ?para equilibrar o bolso?. Ou seja, os consumidores estão indo menos vezes ao supermercado, mas comprando mais itens em cada visita, priorizando preço.

Já a Nielsen descobriu que os brasileiros estão mais receptivos aos formatos de loja do tipo atacarejo (ou Cash&Carry), que focam em menos serviços e preços mais baixos. Esse segmento cresceu 9% no primeiro semestre se comparado ao mesmo período do ano passado.

Abrasmercado

A Cesta Abrasmercado é calculada pela GfK e aponta a evolução dos preços em uma cesta de 35 produtos de grande consumo como frutas, legumes e verduras, carnes, cereais, bebidas e itens de higiene e limpeza.

Para 2014, previsão é que o indicador feche em 6,17% (contra 6,27% do IPCA). Até julho, o indicador de preços mostrava resultado acumulado de 4,29% no ano e de 11,4% em 12 meses. Em 2013, o Abrasmercado variou 5,43% no ano, abaixo do IPCA do ano, que foi de 5,91%.

De acordo com a GfK, brasileiros estão deixando de consumir alguns produtos por causa do preço, indicando que o “bolso do consumidor encolheu”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]