Pesquisar
Close this search box.
/
/
A cegueira coletiva da Inteligência Artificial generativa

A cegueira coletiva da Inteligência Artificial generativa

Palestrante, CEO e fundador da Trianons oferece um olhar para além do brilho da IA, apresentando as reais consequências de seus avanços.

A Inteligência Artificial generativa vem se destacando nos anos de 2023 e 2024 como uma verdadeira faísca de mudança. Em eventos por todo o Brasil, discussões fervorosas sobre o uso da IA estão em alta. Tudo começou com o ChatGPT-3 em 2023, mas o lançamento do ChatGPT-4 e sua versão mais recente, Omni, têm impressionado ainda mais.

Todas as grandes big techs estão nessa corrida pelo ouro da IA. Temos o LLaMA da Meta, Gemini do Google, Claude da Anthropic, Microsoft Copilot, entre outras. Além disso, novas ferramentas revolucionárias como o Midjourney, DALL-E e a recém anunciada Sora da OpenAI estão surgindo. Se 2023 marcou o início da era da IA, 2024 será lembrado pelos anúncios e pela competição intensa no setor. Ainda não sabemos se a grande revolução ocorrerá em 2024, 2025 ou 2026, mas uma coisa é certa: a corrida pela IA está em um ritmo acelerado, digno de uma corrida de dragsters.

Com todos esses avanços, governos e órgãos regulatórios estão correndo para prever (ou tentar adivinhar) os potenciais problemas da era pós IA. A adoção massiva da tecnologia é inevitável, mas o entendimento do público sobre a Inteligência Artificial generativa ainda é limitado. Enquanto alguns tentam agir com cautela, discutindo riscos e criando barreiras para problemas que ainda não ocorreram, pouco se explora sobre as reais oportunidades que essa tecnologia oferece.

O verdadeiro impacto na sociedade

Os discursos redundantes sobre a necessidade de cuidado com IA e as discussões superficiais sobre suas capacidades são frequentes. Porém, essa abordagem foca apenas no presente e nos descobrimentos imediatos, nos cegando para os reais impactos, tanto positivos quanto negativos, dos avanços da IA generativa.

Um dos impactos diretos é o crescente problema de confiança na internet. Fraudes e deepfakes cada vez mais elaborados tornam imprescindível a criação de soluções como verificações de prova de humanidade. Exceto por algumas iniciativas isoladas, ainda não temos uma solução consolidada para prevenir problemas de confiança. Por outro lado, a evolução rápida dos LLMs (Modelos de Linguagem Generativa) vai acelerar o desenvolvimento de aplicativos e soluções mais sofisticadas.

Blockchain: o protocolo da confiança

Em contraponto aos riscos da IA, temos a tecnologia Blockchain, também chamada de protocolo da confiança. O Blockchain permite soluções que atestam a autenticidade de forma inviolável e transparente. Se de um lado a IA generativa aumenta a velocidade de criação e gera imagens e vídeos que podem roubar rostos e vozes, do outro lado o Blockchain oferece uma forma de assinatura ou verificação de interações, tornando registros auditáveis e verificáveis.

A relação entre a criação massiva de conteúdos pela IA Generativa e a verificação via Blockchain será essencial para a nova fase da internet. Teremos uma internet mais inteligente, com soluções para problemas antigos, resolvidos por novas tecnologias.

Um olhar além das superfícies

Enquanto muitos focam nas questões superficiais da IA, precisamos olhar além dessas aplicações imediatas. Esse “além” nos mostrará novos caminhos e necessidades, que só poderão ser resolvidos com novas tecnologias, impulsionadas pela própria IA generativa.

Juliano Kimura é CEO e fundador da Trianons, empresa especializada em soluções de comunicação em mídias sociais e inovação digital, e da Confraria Web3. É também Community Specialist da Worldcoin no Brasil – projeto de Sam Altman, criador do ChatGPT. Possui 15 anos de experiência ministrando cursos e palestras de alto impacto.


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]