/
/
A cegueira coletiva da Inteligência Artificial generativa

A cegueira coletiva da Inteligência Artificial generativa

Palestrante, CEO e fundador da Trianons oferece um olhar para além do brilho da IA, apresentando as reais consequências de seus avanços.

A Inteligência Artificial generativa vem se destacando nos anos de 2023 e 2024 como uma verdadeira faísca de mudança. Em eventos por todo o Brasil, discussões fervorosas sobre o uso da IA estão em alta. Tudo começou com o ChatGPT-3 em 2023, mas o lançamento do ChatGPT-4 e sua versão mais recente, Omni, têm impressionado ainda mais.

Todas as grandes big techs estão nessa corrida pelo ouro da IA. Temos o LLaMA da Meta, Gemini do Google, Claude da Anthropic, Microsoft Copilot, entre outras. Além disso, novas ferramentas revolucionárias como o Midjourney, DALL-E e a recém anunciada Sora da OpenAI estão surgindo. Se 2023 marcou o início da era da IA, 2024 será lembrado pelos anúncios e pela competição intensa no setor. Ainda não sabemos se a grande revolução ocorrerá em 2024, 2025 ou 2026, mas uma coisa é certa: a corrida pela IA está em um ritmo acelerado, digno de uma corrida de dragsters.

Com todos esses avanços, governos e órgãos regulatórios estão correndo para prever (ou tentar adivinhar) os potenciais problemas da era pós IA. A adoção massiva da tecnologia é inevitável, mas o entendimento do público sobre a Inteligência Artificial generativa ainda é limitado. Enquanto alguns tentam agir com cautela, discutindo riscos e criando barreiras para problemas que ainda não ocorreram, pouco se explora sobre as reais oportunidades que essa tecnologia oferece.

O verdadeiro impacto na sociedade

Os discursos redundantes sobre a necessidade de cuidado com IA e as discussões superficiais sobre suas capacidades são frequentes. Porém, essa abordagem foca apenas no presente e nos descobrimentos imediatos, nos cegando para os reais impactos, tanto positivos quanto negativos, dos avanços da IA generativa.

Um dos impactos diretos é o crescente problema de confiança na internet. Fraudes e deepfakes cada vez mais elaborados tornam imprescindível a criação de soluções como verificações de prova de humanidade. Exceto por algumas iniciativas isoladas, ainda não temos uma solução consolidada para prevenir problemas de confiança. Por outro lado, a evolução rápida dos LLMs (Modelos de Linguagem Generativa) vai acelerar o desenvolvimento de aplicativos e soluções mais sofisticadas.

Blockchain: o protocolo da confiança

Em contraponto aos riscos da IA, temos a tecnologia Blockchain, também chamada de protocolo da confiança. O Blockchain permite soluções que atestam a autenticidade de forma inviolável e transparente. Se de um lado a IA generativa aumenta a velocidade de criação e gera imagens e vídeos que podem roubar rostos e vozes, do outro lado o Blockchain oferece uma forma de assinatura ou verificação de interações, tornando registros auditáveis e verificáveis.

A relação entre a criação massiva de conteúdos pela IA Generativa e a verificação via Blockchain será essencial para a nova fase da internet. Teremos uma internet mais inteligente, com soluções para problemas antigos, resolvidos por novas tecnologias.

Um olhar além das superfícies

Enquanto muitos focam nas questões superficiais da IA, precisamos olhar além dessas aplicações imediatas. Esse “além” nos mostrará novos caminhos e necessidades, que só poderão ser resolvidos com novas tecnologias, impulsionadas pela própria IA generativa.

Juliano Kimura é CEO e fundador da Trianons, empresa especializada em soluções de comunicação em mídias sociais e inovação digital, e da Confraria Web3. É também Community Specialist da Worldcoin no Brasil – projeto de Sam Altman, criador do ChatGPT. Possui 15 anos de experiência ministrando cursos e palestras de alto impacto.


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]