É comum em países da Europa e nos EUA a recompra de smartphones ou tablets do consumidor como forma de movimentar o estoque de lojas físicas ou mesmo e-commerces. Agora, a novidade chegou ao Brasil.
As Casas Bahia e o Ponto Frio lançaram uma campanha justamente com esse objetivo. É o chamado Recompra. Em linhas gerais, a ideia é que o aparelho antigo seja usado na compra de um produto. Produtos roubados, furtados ou mesmo comprados fora do país não serão adquiridos pelos varejitas.
Veja quatro cotações:
iPhone 6s Plus de 128 GB: R$ 1.600 (perfeito)
Samsung Galaxy S6: R$ 500 (perfeito) ou R$ 150 (tela quebrada)
Moto G 3ª Geração: R$ 300 (perfeito) ou R$ 90 (tela quebrada)
LG G3: R$ 850 (perfeito) ou R$ 213 (tela quebrada)
As regras
Além disso, a assessoria das varejitas informou sobre as diferentes regras para as lojas físicas e o comércio eletrônico. Veja como funciona:
Loja física
Por enquanto, são 22 lojas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Até o fim de março, chegará aos mais de 970 pontos físicos das duas marcas.
Ao chegar a uma das lojas, os clientes devem procurar os vendedores do setor de mobile para entregar o celular ou o tablet usado, o qual passará na mesma hora por análise que leva em consideração o modelo do aparelho e se ele está funcionando normalmente. Equipamentos com tela riscada ou quebrada também são admitidos na negociação.
Após a definição do valor do produto, o consumidor receberá o termo de transferência de propriedade para comprovar a operação comercial. Ao assinar o acordo, será emitido um vale compra com data de validade para o mesmo dia e que deverá ser utilizado apenas na aquisição de um novo dispositivo da mesma categoria do entregue.
E-commerce
Os internautas podem acessar o serviço pelo hotsite do RECOMPRA. A avaliação do produto é feita online de acordo com as características informadas pelo cliente, como: modelo, capacidade e condições de uso dos aparelhos (estado da tela, da carcaça, dos botões e do lcd/touchscreen). Realizada a análise, é gerada uma proposta e, em caso de concordância com o valor apresentado, o cliente pode se cadastrar no hotsite e preencher as informações para contato.
Em seguida, serão encaminhadas instruções por e-mail para o envio da mercadoria. O frete e a embalagem para postagem são gratuitos, e devem ser feitos apenas em agências próprias dos Correios. Se ao receber o produto e a avaliação estiver de acordo com as descrições informadas pelo cliente, será enviado um novo e-mail com o código do cartão presente para ser usado na loja virtual da rede. Entretanto, na possibilidade de divergência na avaliação, o usuário será contatado por e-mail com uma nova proposta para escolher se deseja aceitar ou solicitar a devolução do equipamento sem nenhum custo.