/
/
Carros elétricos em xeque: os desafios para o setor

Carros elétricos em xeque: os desafios para o setor

Preços altos, pouco conhecimento e extração de materiais de baterias são lombadas na autoestrada dos veículos elétricos.

A BYD – fabricante chinesa de carros elétricos e híbridos – superou as vendas globais da Tesla, que por sua vez apenas produz carros elétricos. Em 2023, a organização de Elon Musk vendeu 1,8 milhão de unidades, número que representa um avanço de 38% em relação ao ano interior. Já a BYD vendeu 1,57 milhões e veículos elétricos e 1,44 milhão de carros híbridos, mostrando que a marca está pronta para competir pela liderança de um mercado que cresce em número de players.

Por outro lado, a Ford anunciou o adiamento do investimento de US$ 12 bilhões na produção de veículos elétricos. Já a General Motors (GM) deixou de lado o objetivo de produzir 400 mil carros elétricos em meados de 2024. Por fim, a Volkswagen cancelou a construção de uma fábrica de veículos movidos a bateria na Alemanha, a um valor de US$ 2 bilhões.

Ritmo mais lento para veículos elétricos

No Brasil, por exemplo, o Governo Federal definiu um imposto de importação entre 10% e 12% para veículos a bateria e híbridos plug-in, com aumento escalonado até atingir 35% em julho de 2026. Já nos Estados Unidos, há uma taxa de importação de 27,5% para veículos chineses. Na Europa, a tarifa é de 10%, apesar de oferecer benefícios de tributação para carros elétricos e híbridos. Além disso, o preço da gasolina – que foi um forte motivador para consumidores adquirirem um carro movido a uma fonte de energia mais barata – diminuiu em todo o mundo.

Agora que o hemisfério norte passa pela temporada de inverno, diversos donos de veículos elétricos reportaram menor eficiência das baterias dos carros, que estão durando menos do que em outras estações do ano. Segundo a American Automobile Association (AAA), quando as temperaturas atingem abaixo de 20 °F – aproximadamente menos 6 °C – e o ar-condicionado está funcionando, as baterias de lítio dos carros elétricos perdem uma média de 41% de sua capacidade.

Há também uma rede de recarga elétrica ainda insuficiente para a demanda esperada. No Brasil, o mês de maio de 2023 fechou com 3.200 pontos de recarga. Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a previsão é que o país amplie essa rede para 80 mil pontos até 2030.

O dilema da sustentabilidade

Por mais que o ritmo das vendas de carros elétricos tenha diminuído em todo o mundo, organizações e governos ainda dão sinais de que pretendem investir na tecnologia e alavancar o consumo. A ABVE prevê que, somente em 2024, 150 mil unidades de veículos elétricos serão emplacados no Brasil. Já o governo de Joe Biden, nos Estados Unidos, colocou como meta que, até 2030, metade de todas as novas vendas de veículos em todo o país seja elétrica. A iniciativa faz parte do esforço para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, que tem boa parte de sua origem no setor de transportes.

Estradas para os carros elétricos

A boa notícia é que algumas soluções podem ser tomadas para mitigar os impactos sobre as condições de trabalho nas minas em todo o mundo, assim como sobre a pegada de carbono: a reciclagem.

Ainda segundo o estudo da McKinsey, a pegada de carbono dos materiais reciclados de bateria é, em média, quatro vezes menor do que o uso primário. A Apple anunciou em abril de 2023 que, até 2025, usará apenas cobalto 100% reciclado nas baterias de seus dispositivos como iPhone, Macbook e iPad. Não só isso como os imãs de aparelhos e placas de circuito impresso serão também fabricados a partir de minérios totalmente reutilizados.

Ainda há desafios para os veículos elétricos triunfarem – não só entre os consumidores, mas também em relação à diminuição da pegada de carbono gerada pela fabricação. As mudanças não acontecerão da noite para o dia, mas o caminho já está traçado para as organizações levarem seus produtos muito adiante.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]