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Carrinho virtual vira vitrine de desejos para consumidores digitais brasileiros

Carrinho virtual vira vitrine de desejos para consumidores digitais brasileiros

Estudo mostra que brasileiros usam carrinho de compras online para planejar, sonhar e economizar nas compras digitais.

O carrinho virtual deixou de ser apenas uma etapa do processo de compra para se tornar uma vitrine de desejos, uma ferramenta de planejamento financeiro e até um espaço de lazer para os brasileiros. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a Amazon Brasil. Segundo o levantamento, 95% dos consumidores utilizam o carrinho para decidir se vão ou não concluir uma compra, enquanto 74% o usam para evitar compras por impulso.

A prática já faz parte do cotidiano digital, sendo que sete em cada dez brasileiros enxergam o carrinho como um espaço onde podem sonhar com futuras aquisições. Outros 82% aproveitam a funcionalidade para monitorar preços e esperar o melhor momento para concluir a compra. A pesquisa revela uma tendência de consumo mais consciente no ambiente online.

“A pesquisa reflete nosso compromisso de sempre atuar sob a perspectiva dos consumidores”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil. “Nosso foco é estarmos atualizados sobre as preferências, hábitos e expectativas dos brasileiros, para evoluir continuamente e oferecer as melhores experiências aos nossos clientes.”

Consumo estratégico e espera por promoções

A interação com o carrinho também tem um componente emocional. Para 61% dos entrevistados, o ato de adicionar produtos ao carrinho é uma atividade prazerosa. Um terço dos consumidores digitais afirma dedicar de 30 minutos a mais de uma hora escolhendo o que incluir no carrinho. É um processo que 73% comparam à experiência de observar vitrines físicas.

Na prática, o carrinho virtual se consolidou como um espaço onde os consumidores podem explorar, planejar e até fantasiar com futuras compras. Os itens mais adicionados variam entre roupas e calçados (88%), eletroportáteis e eletrônicos (78%), produtos de higiene e beleza (66%) e até alimentos e bebidas (43%).

Mais do que uma lista de desejos, o carrinho tem sido usado como ferramenta de estratégia financeira. Segundo o estudo, 76% dos entrevistados aguardam por promoções para fechar as compras e 92% demonstram interesse em receber sugestões de descontos. Já 87% gostariam de receber alertas sobre alterações de preços.

Os principais fatores que levam à conclusão da compra incluem frete grátis (95%), descontos e promoções (94%), entrega rápida e garantia do menor preço (88%) e opções de parcelamento (75%). Em contrapartida, os motivos que levam ao abandono do carrinho são, em sua maioria, práticos: frete caro (75%), prazo de entrega longo (62%) e processo de checkout complicado (35%).

Comportamento de consumo

A Amazon afirma acompanhar essa evolução do comportamento do consumidor e tem investido em recursos como listas de desejos, alertas de queda de preços e integração com a assistente de voz Alexa, que pode adicionar itens ao carrinho e lembrar os usuários sobre promoções, como as do Prime Day, marcado para os dias 15 e 16 de julho.

“A pesquisa reforça que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa – desde a busca pelo produto ideal, bons preços, frete grátis, entregas rápidas, métodos de pagamento facilitados, que reflete a diversidade de interesses dos consumidores. Nosso compromisso com os brasileiros é de longo prazo, e continuaremos investindo e inovando para trazer ainda mais conveniência, variedade e entretenimento aos nossos clientes”, conclui Camila. 

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