O carrinho virtual deixou de ser apenas uma etapa do processo de compra para se tornar uma vitrine de desejos, uma ferramenta de planejamento financeiro e até um espaço de lazer para os brasileiros. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a Amazon Brasil. Segundo o levantamento, 95% dos consumidores utilizam o carrinho para decidir se vão ou não concluir uma compra, enquanto 74% o usam para evitar compras por impulso.
A prática já faz parte do cotidiano digital, sendo que sete em cada dez brasileiros enxergam o carrinho como um espaço onde podem sonhar com futuras aquisições. Outros 82% aproveitam a funcionalidade para monitorar preços e esperar o melhor momento para concluir a compra. A pesquisa revela uma tendência de consumo mais consciente no ambiente online.
“A pesquisa reflete nosso compromisso de sempre atuar sob a perspectiva dos consumidores”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil. “Nosso foco é estarmos atualizados sobre as preferências, hábitos e expectativas dos brasileiros, para evoluir continuamente e oferecer as melhores experiências aos nossos clientes.”
Consumo estratégico e espera por promoções
A interação com o carrinho também tem um componente emocional. Para 61% dos entrevistados, o ato de adicionar produtos ao carrinho é uma atividade prazerosa. Um terço dos consumidores digitais afirma dedicar de 30 minutos a mais de uma hora escolhendo o que incluir no carrinho. É um processo que 73% comparam à experiência de observar vitrines físicas.
Na prática, o carrinho virtual se consolidou como um espaço onde os consumidores podem explorar, planejar e até fantasiar com futuras compras. Os itens mais adicionados variam entre roupas e calçados (88%), eletroportáteis e eletrônicos (78%), produtos de higiene e beleza (66%) e até alimentos e bebidas (43%).
Mais do que uma lista de desejos, o carrinho tem sido usado como ferramenta de estratégia financeira. Segundo o estudo, 76% dos entrevistados aguardam por promoções para fechar as compras e 92% demonstram interesse em receber sugestões de descontos. Já 87% gostariam de receber alertas sobre alterações de preços.
Os principais fatores que levam à conclusão da compra incluem frete grátis (95%), descontos e promoções (94%), entrega rápida e garantia do menor preço (88%) e opções de parcelamento (75%). Em contrapartida, os motivos que levam ao abandono do carrinho são, em sua maioria, práticos: frete caro (75%), prazo de entrega longo (62%) e processo de checkout complicado (35%).
Comportamento de consumo
A Amazon afirma acompanhar essa evolução do comportamento do consumidor e tem investido em recursos como listas de desejos, alertas de queda de preços e integração com a assistente de voz Alexa, que pode adicionar itens ao carrinho e lembrar os usuários sobre promoções, como as do Prime Day, marcado para os dias 15 e 16 de julho.
“A pesquisa reforça que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa – desde a busca pelo produto ideal, bons preços, frete grátis, entregas rápidas, métodos de pagamento facilitados, que reflete a diversidade de interesses dos consumidores. Nosso compromisso com os brasileiros é de longo prazo, e continuaremos investindo e inovando para trazer ainda mais conveniência, variedade e entretenimento aos nossos clientes”, conclui Camila.