Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carrefour inaugura modelo Express em SP

Carrefour inaugura modelo Express em SP

Unidade fica no Tatuapé, tem 230 m², custou ao grupo R$ 750 mil e foi aberta nesta quinta (28)

No dia em que a varejista francesa Carrefour completa 39 anos no Brasil, enfim inicia seu modelo de lojas compactas no País. A primeira unidade Express foi inaugurada no Tatuapé, na capital paulista, pelo CEO do grupo, Charles Desmartis.

Investimento na loja, que tem layout funcional e visual clean, foi de R$ 750 mil. Um centro de distribuição exclusivo para abastecer esse tipo de loja (com capacidade para atender 100 unidades) foi construído em Osasco.

O modelo, chamado de ‘mercado de vizinhança’, trabalha com variedade menor de marcas, mix mais preciso (2,4 mil produtos) e pouco estoque. Desmartis disse que 20 novas lojas do Carrefour serão inauguradas até o final do ano, mas não quantas serão Express.

Para agilizar a vida do cliente, a nova loja funcionará em sistema de circuitos e não de departamentos. O 1° circuito abrangerá bomboniere, bebidas geladas e snacks. O 2°, pães, matinais e manteiga. Só no 3° estará a lista de produtos para reposição da casa, mercearia, pet, produtos de limpeza e itens de higiene.

Luiz Curti foi nomeado diretor do Express no País e disse que o modelo atenderá as novas necessidades da população. ?Queremos resgatar o conceito da antiga mercearia de vizinhança?, disse.

Esse modelo de lojas mais econômicas já é usado pelo Walmart há dez anos (hoje são 180 lojas TodoDia), pelo Extra há três anos (os MiniMercados Extra também são 180) e pelo Pão de Açúcar, há pouco mais de dois meses. ‘Coincidentemente’, no final da tarde a assessoria de imprensa do Walmart divulgou material destacando esse tipo de modelo de negócio. “Para o Walmart, varejo de vizinhança é estratégico”, publicou.

Em outros países, o próprio Carrefour também já trabalha com 5,8 mil unidades neste modelo. Desmartis justificou a demora em iniciar o modelo no Brasil dizendo que a empresa tinha outras prioridades, como consolidar os super e hipermercados, por exemplo. 

O CEO disse que a loja é resultado de um ano de pesquisas envolvendo 200 profissionais do Carrefour e que foi adaptada para as características brasileiras. Dessa vez por coincidência, a loja do Tatuapé foi inaugurada onde funcionava uma loja dos supermercados Econ, que pediram recuperação judicial no início do ano.

O Brasil é o segundo mercado para o Carrefour no mundo, logo atrás da França. No ano passado, faturamento da empresa aqui foi de R$ 35 bilhões. Para os próximos anos, Desmartis promete plano de investimento focado principalmente na revitalização dos hipermercados existentes. Até o final do ano, serão mais quatro unidades reformadas, dos 30 hiper que já operam no sistema ‘nova geração’ da marca.

Leia mais:

Vendas em supermercados crescem 3% em julho

Carrefour tem melhor trimestre em cinco anos

Arte para atrair atenção ao meio ambiente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]