No dia em que a varejista francesa Carrefour completa 39 anos no Brasil, enfim inicia seu modelo de lojas compactas no País. A primeira unidade Express foi inaugurada no Tatuapé, na capital paulista, pelo CEO do grupo, Charles Desmartis.
Investimento na loja, que tem layout funcional e visual clean, foi de R$ 750 mil. Um centro de distribuição exclusivo para abastecer esse tipo de loja (com capacidade para atender 100 unidades) foi construído em Osasco.
O modelo, chamado de ‘mercado de vizinhança’, trabalha com variedade menor de marcas, mix mais preciso (2,4 mil produtos) e pouco estoque. Desmartis disse que 20 novas lojas do Carrefour serão inauguradas até o final do ano, mas não quantas serão Express.
Para agilizar a vida do cliente, a nova loja funcionará em sistema de circuitos e não de departamentos. O 1° circuito abrangerá bomboniere, bebidas geladas e snacks. O 2°, pães, matinais e manteiga. Só no 3° estará a lista de produtos para reposição da casa, mercearia, pet, produtos de limpeza e itens de higiene.
Luiz Curti foi nomeado diretor do Express no País e disse que o modelo atenderá as novas necessidades da população. ?Queremos resgatar o conceito da antiga mercearia de vizinhança?, disse.
Esse modelo de lojas mais econômicas já é usado pelo Walmart há dez anos (hoje são 180 lojas TodoDia), pelo Extra há três anos (os MiniMercados Extra também são 180) e pelo Pão de Açúcar, há pouco mais de dois meses. ‘Coincidentemente’, no final da tarde a assessoria de imprensa do Walmart divulgou material destacando esse tipo de modelo de negócio. “Para o Walmart, varejo de vizinhança é estratégico”, publicou.
Em outros países, o próprio Carrefour também já trabalha com 5,8 mil unidades neste modelo. Desmartis justificou a demora em iniciar o modelo no Brasil dizendo que a empresa tinha outras prioridades, como consolidar os super e hipermercados, por exemplo.
O CEO disse que a loja é resultado de um ano de pesquisas envolvendo 200 profissionais do Carrefour e que foi adaptada para as características brasileiras. Dessa vez por coincidência, a loja do Tatuapé foi inaugurada onde funcionava uma loja dos supermercados Econ, que pediram recuperação judicial no início do ano.
O Brasil é o segundo mercado para o Carrefour no mundo, logo atrás da França. No ano passado, faturamento da empresa aqui foi de R$ 35 bilhões. Para os próximos anos, Desmartis promete plano de investimento focado principalmente na revitalização dos hipermercados existentes. Até o final do ano, serão mais quatro unidades reformadas, dos 30 hiper que já operam no sistema ‘nova geração’ da marca.
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