Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 sugestões de livros para potencializar negócios

6 sugestões de livros para potencializar negócios

Especialistas de e-commerce, inovação e varejo indicam obras literárias voltadas ao empreendedorismo, experiência do usuário e tecnologia

O mundo dos negócios é extenso e tem uma infinidade de temas para se aprofundar. Quem já faz parte desse segmento ou quem ainda está engatinhando nos primeiros conceitos consegue encontrar sugestões de livros sobre qualquer assunto que imaginar, desde as lições mais básicas de empreendedorismo até as soluções mais modernas de inovação.

Ler e aprender, para os empresários, é fundamental e os mantém atualizados e competitivos. Pensando nisso, lideranças de empresas de sucesso compartilham alguns achados literários para quem gosta de se deliciar com boas leituras.

Os livros a seguir tratam de assuntos como empreendedorismo, experiência do cliente e inovação no mundo dos negócios.

Confira as sugestões de livros:

1. Princípios, por Ray Dalio

Ray Dalio é conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos” e fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Listado pela Time entre as 100 pessoas mais influentes de 2012, ele compartilha suas técnicas, refinadas em 40 anos de experiência, para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.
Para Ray Dalio, vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras. Entre as centenas de lições do livro, erguidas em torno de seus alicerces de “verdade radical” e “transparência radical”, Dalio oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

Para Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres, a obra foi uma das principais para ajudá-la na sua jornada empreendedora.

“Empreender é um desafio contínuo, ainda mais quando somos mulheres e nos colocam à prova a todo momento. Mas é possível mergulhar nesse universo buscando apoio em materiais sobre como criar, gerenciar e consolidar um negócio. Diversos livros que abordam empreendedorismo têm me acompanhado durante toda minha trajetória, e ‘Princípios’ tem sido o principal”, conta.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

2. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo, por Michael Solomon

Em sua 11ª edição, o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o comportamento dos clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que essas condutas vão muito além do ato de comprar. O autor também analisa como o marketing digital aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e pela distância.

Com um texto didático, instigante e ricamente ilustrado, apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o assunto, acompanhadas de inúmeros estudos de caso e exemplos.

Isso porque Michael Solomon é professor de marketing e diretor do Centro de Pesquisa do Consumidor da Haub School of Business, na Saint Joseph’s University e foi reconhecido como um dos 15 pesquisadores mais citados na literatura acadêmica de ciências do comportamento/moda e como um dos 12 pesquisadores mais produtivos na área de propaganda e comunicação de marketing.

Todo o livro foi atualizado para acompanhar as últimas tendências e mudanças na área sem perder o que fez dele um best-seller: a visão de que o comportamento do consumidor vai muito além do ato de comprar – possuir e ser é tão importante quanto, pois engloba as inter-relações entre o consumidor e sua realidade social.

“O perfil dos clientes vem mudando dia após dia, e tanto varejistas iniciantes quanto veteranos devem se inteirar dessas movimentações e buscar insights para aprimorar seus negócios e aprofundar conhecimentos. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros, como a obra de Michael Solomon, que traz a análise a partir do marketing digital”, aponta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios por meio da transformação digital.

3. A Experiência Apple: Segredos Para Formar Clientes Extremamente Fiéis, por Carmine Gallo

As Apple Stores rendem mais dinheiro por metro quadrado do que qualquer outra loja. Entretanto, no centro do sucesso da Apple e da enorme lealdade de seus consumidores não estão apenas produtos, mas pessoas incríveis que são informadas, treinadas e motivadas a oferecer uma experiência incomparável aos clientes.

Na obra, Carmine Gallo – que é especialista em técnicas de comunicação, com vasta experiência no treinamento de altos executivos de grandes marcas internacionais – detalha os princípios e as práticas por trás do total comprometimento dos consumidores, e explica como uma marca pode alcançar resultados impressionantes por meio do mesmo alto padrão de qualidade nos serviços.

“Sendo a primeira empresa a alcançar a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado, a Apple tem muito a ensinar. Ela não só foca em seus produtos, mas também mostra a importância de uma boa comunicação interna, sempre com o intuito de melhor desenvolver seus colaboradores para que eles garantam as melhores experiências aos consumidores”, destaca Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo.

4. O Poder do Hábito, por Charles Duhigg

O “Poder do Hábito” explora como os hábitos funcionam e como podem ser usados para transformar rotinas, negócios e a sociedade. Apresentando desde exemplos cativantes até pesquisas científicas, o autor desvenda o ciclo do hábito e ensina como identificar e modificar os que são considerados indesejados para criar novos.

“Como diria Aristóteles: ‘Somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito’. Considero a Inovação como um hábito que, qualquer um que queira, pode obter e assim gerar cada vez mais resultados em sua empresa e na sua vida. Indico este livro a todos que têm vontade de criar o hábito de inovar no dia a dia”, é o que afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora.

5. C.H.O.Q.U.E: Tratamento para o surto empreendedor, por Marcus Linhares

Mentor de startups, escritor, professor e co-founder da fintech Bipp, Marcus é autor do livro C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o Surto Empreendedor, onde publica sua metodologia de ensino e empreendedorismo.

O livro aborda aqui as principais dúvidas de todo empreendedor e oferece uma metodologia própria para ajudá-lo a colocar seu plano em ação levando em conta seis variáveis (Conhecimento, Habilidade, Operacionalidade, Quanti-Qualidade, Uniformidade e Efetividade – C.H.O.Q.U.E.) que farão toda a diferença para seu negócio no ambiente inovador em que se vive atualmente.

6. De Zero a Um, por Peter Thiel

A obra do cofundador do PayPal traz uma perspectiva diferente sobre o que é preciso aprender de empreendedorismo com o Vale do Silício, porém com a consciência de que não existe uma fórmula para o sucesso.

O principal diferencial do livro é exemplificar como cada inovação é única, portanto, o autor incentiva que empresas sempre criem coisas novas do zero.

Afinal, para o autor, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social.

Segundo Guilherme Salgado, CEO da 3778, maior healthtech independente do Brasil, a obra é uma ótima oportunidade para encontrar valores e insights que não se consegue enxergar no decorrer do empreendedorismo atual.

Ler é tudo de bom

Além de promover conhecimento, essas sugestões de livros trazem uma série de benefícios naturais da atividade: aumenta o raciocínio lógico e a criatividade, desenvolve o pensamento crítico e estimula a capacidade de concentração.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano, mas apenas cerca de 2,43 destes são lidos por inteiro.

Entretanto, como mostra os títulos acima, chegou a hora dessa estatística mudar: não dá mais para viver desatualizado no mundo dos negócios.



+ NOTÍCIAS
IA e democratização do plant-based: NotCo lança a NotMayo Pote
As vencedoras do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]