As vendas do Grupo Carrefour Brasil cresceram 10,2% no quarto trimestre de 2018. A empresa anunciou uma receita bruta de R$ 15, 821 bilhões entre outubro e dezembro do ano passado. Assim, o Carrefour fechou 2018 com uma receita bruta de R$ 56,343 bilhões, crescimento de 7,6% na comparação com 2017.
Os números divulgados pela rede mostram uma recuperação do varejo. No último trimestre de 2017, as lojas – de hiper a mini mercados e e-commerce – do grupo tiveram queda de 0,1% nas vendas. O último relatório, que divulga os resultados do quarto trimestre de 2018, mostra um crescimento de 3,5% do varejo. Quando as vendas de gasolina são somadas à categoria varejo, o crescimento fica em 2,8%.
Divulgação / CarrefourO e-commerce foi o formato que mais cresceu dentro do Carrefour Varejo no quarto trimestre. A companhia atribui a alta a um bom desempenho na Black Friday. A internet teve 10,4% de participação nas vendas de outubro a dezembro do ano passado. Os produtos mais vendidos durante a data de descontos em novembro foram notebooks, impressoras e smartphones.
Um dos destaques do varejo do Carrefour foi o serviço Clique & Retire. Um quarto dos smartphones vendidos online foram retirados nas lojas e 33% dos clientes que retiram itens adquiridos pelo site também compram na loja. Além disso, o ticket médio no serviço é 35% superior ao ticket médio de quando são realizadas entregas comuns.
CSF e Atacadão
Porém, o principal motor do crescimento do grupo foi seu braço financeiro. O CSF (Carrefour Soluções Financeiras) cresceu 31,5% ante 2017, com faturamento de R$ 25,8 bilhões em 2018. Em um comunicado, a empresa explica que o crescimento da companhia teve dois fatores fundamentais: um “forte desempenho dos cartões de Crédito Carrefour e Atacadão” e um incentivo para clientes que fazem pelo menos uma compra por mês com o cartão da rede.
No acumulado do ano, as vendas do Atacadão cresceram 4,8%. Em 2017, a aceleração foi menor – 3,6%. Na comparação do quarto trimestre com o terceiro, o crescimento foi o maior desde o primeiro trimestre de 2017 – 7,4%. A meta do Grupo Carrefour de abrir 20 lojas do Atacadão em 2018 foi alcançada. Só no quarto trimestre foram seis novas lojas. A empresa garante que manterá o ritmo de abertura de lojas em 2019.